Você Sabe o Que Significa ROI?

Você Sabe o Que Significa ROI?

Existem algumas métricas que são essenciais para entender como anda a saúde do seu negócio. Saber o que é ROI, por exemplo, é tão importante quanto entender o Balanço Patrimonial de um empreendimento. O ROI é um dos indicadores de maior importância. Confira este artigo para entender tudo sobre ele e ainda aprender a calculá-lo!

Afinal, o que é ROI?

O ROI é, na verdade, uma sigla para o termo de língua inglesa “Return on Investment”,  que em português significa “Retorno sobre Investimento”. A explicação do que é ROI é bastante simples: quanto dinheiro foi ganho (ou perdido) por meio de um determinado investimento.
Essa é uma das métricas mais importantes e utilizadas em diversas estratégias de marketing digital, apesar de também ser usado em praticamente todos os segmentos do mercado.
Saber o que é ROI vai ajudar você a medir o retorno em várias aplicações, desde investimentos em campanhas publicitárias, treinamentos, equipamentos e por aí vai. Pode parecer simples, mas é a partir dele que você vai avaliar o desempenho de suas iniciativas, quais são as fontes de lucro mais rentáveis, quais os melhores canais de comunicação e até mesmo se suas estratégias têm se mostrado eficientes.

Como calcular o ROI

Agora que você já sabe o que é ROI e quais são suas aplicações é hora de aprender a calculá-lo. A fórmula é a seguinte:
ROI = (receita – custo / custo) x 100
A receita é todo o montante de dinheiro que sua empresa ganha por meio de vendas. É claro que é preciso utilizar os valores específicos para cada área. Por exemplo, para saber a receita de uma campanha de marketing é necessário compreender quanto vendeu por conta dela.
O custo é toda despesa feita para que aquele investimento aconteça. No caso de uma ação de marketing, engloba todos os gastos realizados para viabilizá-la. Desde mão de obra até mesmo internet e telefone.
A multiplicação por 100 é o que vai fazer esse resultado aparecer em formato de porcentagem. Depois de ter o número em mãos fica fácil refletir sobre suas ações! Caso o resultado tenha sido positivo, tente entender se é possível replicar a estratégia utilizada em outras áreas da empresa. Caso contrário, busque analisar a razão e fazer dar certo!
Gostou de saber o que é ROI? Para mais dicas de gestão para sua empresa continue acompanhando o blog da Samel!