14 Sintomas De Alergia a Medicamentos

Sintomas De Alergia a Medicamentos

Uma alergia a medicamentos pode ocorrer de diversas formas, apresentando sinais como erupções na pele, falta de ar, vômitos, entre outros. O quadro pode até mesmo se intensificar e ficar mais grave — atingindo a glote. Saiba mais sobre o assunto e veja como identificar uma reação alérgica. 

Como identificar alergia a medicamentos?

Além dos sintomas citados anteriormente erupções na pele, falta de ar e vômitos , há mais alguns sinais que aparecem em um quadro de alergia a medicamentos. São eles:

  1. inchaço de partes do corpo, principalmente das pálpebras e da boca;
  2. manchas vermelhas na pele;
  3. coceira;
  4. fechamento da garganta;
  5. tosse;
  6. dificuldade para falar;
  7. olhos lacrimejando e coçando;
  8. queda de pressão;
  9. tontura;
  10. confusão mental;
  11. suor frio;
  12. diarreia ou cólica;
  13. aumento dos batimentos cardíacos;
  14. desmaio.

O que fazer ao notar uma reação alérgica a remédios?

A reação alérgica pode acontecer minutos ou horas depois da ingestão de algum medicamento. Por isso, é importante estar sempre alerta quando fizer o uso de algum remédio. 

Ao notar um ou mais sinais, deve ir ao médico imediatamente. Em um primeiro momento, por ser urgente (principalmente para casos de reação anafilática), você pode se dirigir ao pronto-socorro mais próximo. 

Depois da avaliação do profissional, provavelmente será preciso suspender o medicamento e, dependendo do quadro, receberá cuidados específicos e administração de antialérgicos ou corticoides, por exemplo.

Após isso, você deverá marcar uma consulta com um alergista para realizar exames mais precisos sobre alergia medicamentosa. 

Há alguns casos mais raros em que a reação alérgica pode ocorrer meses depois de ter ingerido o medicamento. Portanto, toda atenção é válida e anotar quais remédios tomou durante os últimos meses é fundamental e ajudará no diagnóstico. 

Como evitar um quadro de alergia a medicamentos?

Caso você tenha uma alergia ao entrar em contato pela primeira vez com aquele tipo de medicamento, é importante que sempre anote qual o nome dele e mencione em suas outras consultas ao médico ou hospital. Assim, você evita ingeri-lo novamente e não corre o risco de ter outros quadros alérgicos. 

É possível ter alergia apenas ao medicamento específico ou ao grupo dele, como por exemplo, os antibióticos. Portanto, não se automedique nunca, pois isso pode acarretar em riscos mais graves.

Infelizmente, a alergia a medicamentos pode acontecer a qualquer momento, pois são reações do seu organismo, envolvendo anticorpos e todo o sistema imunológico.

Fique atento aos sinais, tenha tudo anotado e sempre consulte um médico de sua confiança!

Siga acompanhando o blog da Samel e leia também sobre alergias alimentares