Saúde emocional no pós-parto

Se tornar mãe é uma das experiências mais especiais que a mulher pode experimentar durante sua vida. Embora as consultas regulares com o obstetra sejam indispensáveis para a saúde física da mãe e do bebê, o lado emocional também merece muita atenção.

Depois que o bebê nasce, a mãe passa por uma série de emoções e pode começar a manifestar comportamentos que podem oscilar entre uma apatia profunda ou um estado de muita excitação e ansiedade.  Este processo é natural e poderá demorar algum tempo a encontrar o equilíbrio.

Depressão Pós-parto

Tristeza intensa, desesperança, choro frequente, sentimento de desamparo, desânimo, dificuldade para se concentrar e executar todas as rotinas. Esses são sintomas da depressão pós-parto, um adoecimento psíquico que geralmente acontece nos primeiros 30 dias do puerpério (período que se estende de 45 a 60 dias onde o corpo sofre transformações anatômicas e funcionais progressivas iniciadas depois do parto).

Causas

A principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios reprodutivos do período. Além disso, a privação de sono, isolamento, alimentação inadequada e falta de apoio do parceiro também podem potencializar esses fatores, que podem ser de choro, dificuldade de socializar, excitação excessiva, que faz com que a mulher tenha insônia, falta de apetite e não consiga desligar devido à tensão.

Estratégias para um Pós-parto feliz

  • A mãe e o pai devem ter consciência de que nem tudo será perfeito a seguir ao nascimento do filho.
  • A preparação na gravidez para os cuidados com o bebé deve incluir o pai, para que mais tarde esteja preparado para lidar com as necessidades do bebé.
  • O fato de o pai e a mãe partilharem as tarefas a dois pode atenuar o impacto excessivo de lidar com um novo ciclo de vida.
  • Os pais devem saber pedir ajuda aos profissionais de saúde, conversar entre si e com aqueles em que mais confiam.
  • No caso de irmãos, estes devem ser preparados para a chegada do irmãozinho e deve ser-lhes explicado como podem ajudar.

O apoio familiar

A existência do apoio familiar efetivo resulta em efeitos positivos e sensações de pertencimento, carinho e bem-estar, fortalecendo o processo recíproco de cuidado entre os membros da família e favorecendo uma relação que gera efeitos tanto para quem recebe, como para quem oferece o apoio.

Projeto Gerando uma Nova Vida

Com o objetivo de explanar sobre temas que, geralmente, geram dúvidas e preocupam as gestantes, a equipe multiprofissional dos Hospitais dos Planos de Saúde Samel, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos,  ministraram palestras no projeto “Gerando uma Nova Vida” que integram o projeto “Parto Adequado”. As palestras são realizadas gratuitamente no último sábado de cada mês, às 10h, no Hospital Matriz, localizado na Av. Joaquim Nabuco, Centro.

Quer saber as datas e os próximos temas das palestras do Gerando uma Nova Vida? Acompanhe nossos perfis oficiais nas redes sociais, ou contate-nos através do telefone (92) 2129-2273.