Saiba Tudo Sobre Fibromialgia

Saiba tudo sobre fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que, na verdade, é bastante comum. Ela provoca fortes dores em todo o corpo, principalmente na musculatura. Sintomas como sensibilidade nas articulações, fadiga, dificuldades cognitivas, dor de cabeça, dormência e formigamento nas mãos e nos pés também podem acontecer. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 5% dos pacientes que buscam uma clínica médica tem fibromialgia. Reunimos mais algumas informações interessantes sobre essa condição, assim você pode entender como ela atua no corpo humano. Confira e descubra! 

Quais são as causas e fatores de risco da fibromialgia?

Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, estudos recentes revelam que pacientes com a doença têm mais sensibilidade a dor, o que já é uma pista para os pesquisadores.

Há alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolvimento da condição — e o principal é o gênero. De cada dez pacientes com fibromialgia, de sete a nove são mulheres. 

Além disso, também há o histórico familiar. 

A doença tem tratamento?

A fibromialgia é uma doença que conta com alguns tratamentos especializados. Porém, é essencial ter ao seu lado um médico de confiança para garantir o diagnóstico e indicar um prognóstico adequado. 

A doença não tem cura. Logo, os tratamentos, em geral, são paliativos e consistem no uso de antidepressivos, relaxantes musculares, ansiolíticos e analgésicos. É essencial que o uso de medicamentos esteja aliado a um estilo de vida saudável, com prática de atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada.

A fisioterapia também costuma ser bastante indicada por conta de sua ação no fortalecimento da musculatura. 

Ter uma boa noite de sono é primordial, pois isso tem o poder de auxiliar no aumento da qualidade de vida do portador da doença. 

A enfermidade pode demorar algum tempo para ser controlada, mas é totalmente possível levar uma vida tranquila e não deixá-la atrapalhar o seu dia a dia!

Lembre-se de que aqui no blog da Samel você encontra muitas dicas sobre saúde como essa! Confira nossas novidades.