Rompi os Ligamentos do Joelho, e Agora?

Rompi os Ligamentos do Joelho, e Agora?

Lesões nos joelhos podem ser sérias e precisam ser tratadas e acompanhadas por profissionais especializados em ortopedia. Quando o assunto é o rompimento dos ligamentos do joelho, é preciso levar o prognóstico indicado pelo médico com seriedade.

Mas será que você entende mesmo o que é o rompimento desse ligamento, quais são os sintomas, riscos e tratamentos? Neste artigo nós te ajudamos a compreender todos esses pontos. Veja:

Afinal, o que é o rompimento dos ligamentos do joelho?

Antes de entender o rompimento dos ligamentos do joelho, primeiro você precisa compreender exatamente o que são esses ligamentos. Essencialmente, eles são um tecido fibroso que liga um osso ao outro.

Eles são tão importantes porque conferem estabilidade para as articulações. No joelho, existem quatro ligamentos diferentes: os cruzados anterior e posterior, e os colaterais medial e lateral.

A ruptura desse tecido significa, em suma, que ele foi rasgado. Esse tipo de lesão costuma acontecer por conta de quedas, entorses, impactos diretos na região, entre outros.

Quais são os sintomas e tratamentos para essa condição?

Os principais sintomas de pacientes que passaram pelo rompimento de um ligamento são: inchaço na região, dor e instabilidade ou insegurança para mudar de direção e fazer atividades físicas.

Existem dois tipos de tratamentos diferentes que podem ser indicados nesses casos. O primeiro é o tratamento conservador, em que não há intervenção cirúrgica (possível apenas quando não há a ruptura total do ligamento). Nesse cenário, fisioterapia com o objetivo de reforçar a musculatura da coxa até que o joelho volte a se estabilizar é o mais comum.

Já quando falamos sobre a abordagem cirúrgica, normalmente retira-se o ligamento rompido e substitui-se por um enxerto. A partir daí, exercícios de fisioterapia são primordiais para que a recuperação ocorra como desejado. Esse tipo de prognóstico costuma ser mais indicado para atletas.

Lembre-se de que, ao menor sinal de uma situação que possa ser um rompimento dos ligamentos do joelho, é preciso procurar ajuda de médicos especializados o mais rápido possível.

Caso tenha se interessado por esse conteúdo e queira aprender mais sobre outros assuntos para garantir a sua saúde e a de sua família, continue acompanhando as novidades semanais do blog da Samel!