Refrigerantes: por que evitá-los?

Uma das principais características dos refrigerantes é o poder que sua imagem tem diante das pessoas. Afinal, quem resiste a um refrigerante geladinho em um dia de muito calor? Em contrapartida, a bebida, muito popular em todo o mundo, possui muitas carências nutricionais. Mas, como um produto que causa tantos males à saúde, pode parecer tão bom?  

De acordo com a nutricionista do Hospital Samel, Janice Petillo, “o refrigerante contém ingredientes que nada contribuem para a saúde. O açúcar ou adoçante, no caso dos light ou zero, provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta. Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína”.


Outro ingrediente perigoso é o ácido fosfórico. Ele reduz a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea. Além disso, são ricos em corantes, acidulantes, conservantes e possuem alto teor de sódio, que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, facilitando a formação de gordura corporal.

“É uma bebida nutricionalmente pobre, por apresentar apenas calorias vazias, ou seja, aquelas que não oferecem nenhum benefício. Além disso, contribui para o aumento de peso e o aparecimento de celulites, que são células de gorduras inflamadas”, ressalta a nutricionista.

Bons substitutos

E quais bebidas podem substituir o refrigerante? Janice Petillo dá algumas dicas. Confira:
Água: Beber água como sua principal fonte de líquido é ideal para um estilo de vida saudável, porque seu corpo é em grande parte, composta de água e é necessária para as funções vitais de um corpo saudável.

Chá: O chá é um substituto valioso para refrigerantes diet por causa de seus benefícios para a saúde. O chá verde, em particular, está associado ao risco reduzido de vários tipos de câncer, como de pele, mama, pulmão, cólon, bexiga e esôfago, além de auxiliar na redução de peso, devido seu efeito antioxidante.

Leite: O leite é alternativa saudável ao refrigerante diet. O cálcio, vitamina D, potássio, proteína e outros minerais presentes na bebida ajudam a promover ossos fortes, dentes e funções corporais saudáveis. 

“Dietas ricas em potássio podem ajudar a manter a pressão arterial e dietas ricas em vitamina D podem ser uma grande aliada para a absorção de cálcio em nosso organismo. Escolha alimentos com baixo teor de gordura ou leite desnatado para reduzir as calorias e gorduras saturadas”.
 Suco: Embora o suco contenha mais calorias do que o refrigerante diet, ele também contém fitonutrientes, que são compostos encontrados em frutas, legumes e outras plantas que têm propriedades de combate à doença e ação preventivas às doenças.