Quanto Tempo Demora um Resultado de Exame?

Quanto Tempo Demora um Resultado de Exame?

Exames são essenciais para a prática da medicina. Por meio deles é possível otimizar diagnósticos e prognósticos, além de avaliar o estado de saúde do paciente antes mesmo da presença de possíveis sintomas. Porém, uma das maiores dúvidas da população é referente ao tempo que demora para sair um resultado de exame.

Se você também tem essa dúvida, basta ler o texto que preparamos abaixo, contando um pouco mais sobre os processos dos principais exames realizados.

Hemograma

O hemograma é o exame mais pedido em hospitais e consultórios, também conhecido popularmente como “exame de sangue”.

Hoje, os tubos de sangue são enviados para um sistema totalmente automatizado e, se os resultados fugirem do normal, são confirmados por um profissional da área.

O tempo de demora para a obtenção do resultado pode variar de duas horas até dois dias úteis, dependendo do que foi pedido no exame, da gravidade da situação e da instituição.

Raio-X

O raio-x é um dos exames mais importantes para diagnosticar distúrbios no corpo humano. O procedimento utiliza os raios para conseguir uma radiografia de alguma parte do corpo humano.

Ele é indicado para diversas situações, como fraturas, artrite, câncer nos ossos, cáries e até mesmo osteoporose. O mais interessante é que, como a imagem é revelada em poucos minutos, o resultado do exame é extremamente rápido.

Endoscopia

A endoscopia é um procedimento em que uma pequena câmera é utilizada para visualizar diretamente o interior dos órgãos do corpo humano. Pode ser realizado para olhar o esôfago, estômago, bexiga, intestino, pulmões e muitos outros locais, com o objetivo de diagnosticar doenças e verificar anormalidades.

Para casos que não pedem biópsia, o resultado pode ser dado na mesma hora. Caso contrário, é preciso enviar o material para análise laboratorial, o que pode levar de dois até cinco dias úteis, dependendo do local.

Gostou deste artigo sobre resultado de exame? Selecionamos os três mais comuns do dia a dia da população para que você entenda exatamente como eles funcionam e quanto tempo demoram para ficarem prontos.

Para ter acesso a mais conteúdos educativos como esse, basta continuar acompanhando as novidades do blog da Samel.