Quando Eu Devo Procurar um Otorrino?

Quando Eu Devo Procurar um Otorrino?

O otorrinolaringologista, médico popularmente conhecido como otorrino, é um profissional que trata, em suma, de doenças nos ouvidos, nariz e garganta. Ou seja, ele avalia a sua voz, sua respiração, audição e deglutição. 

Porém, como essa área de atuação é ampla, muitas pessoas têm dúvidas sobre quando é necessário marcar uma consulta com esse tipo de especialista. Para sanar essa dúvida, desenvolvemos um conteúdo completo sobre o tema. Confira abaixo e descubra!

O que esse profissional faz?

É preciso ter em mente que, dentro da otorrinolaringologia, há, ainda, uma série de especializações. 

Por conta das três áreas das quais trata — ouvidos, nariz e garganta — serem interligadas e compreenderem a região da cabeça e pescoço, a área trata de uma série de condições diferentes. 

Dentre as especializações possíveis, temos:

  • otologia — trata de doenças da orelha e da via nervosa que afetam a audição e o equilíbrio;
  • rinologia — trata distúrbios do nariz;
  • laringologia — trata questões que envolvem a garganta, problemas de voz ou deglutição.

Afinal, quando é o momento de visitar um otorrino?

Agora que você já entende melhor quais são as atribuições de um médico otorrino e em que áreas ele pode te ajudar, fica mais fácil compreender em que momentos é preciso buscar ajuda desse tipo de especialista. 

É comum que a consulta com um otorrino seja indicada por outro profissional, como o clínico geral. Porém, se você sentir alguns sintomas específicos, pode marcar uma consulta direto com esse especialista. 

O otorrinolaringologista deve ser procurado sempre que algum desses sintomas aparecerem:

  • sangramento ou pus nos ouvidos, garganta ou nariz;
  • falta de equilíbrio;
  • dificuldade auditiva ou surdez;
  • dor na face;
  • zumbidos;
  • tontura ou visão escurecida.

É essencial que você busque a ajuda do médico assim que os sintomas começarem a aparecer. Dessa forma, garante que poderá ter acesso ao melhor prognóstico para a sua condição e terá mais chances de ser curado rapidamente e sem sequelas. 

Aqui no blog da Samel você encontra artigos que podem te ajudar a cuidar melhor da sua saúde e da de sua família. Confira as novidades!