Qual a Diferença Entre Artrite e Artrite Reumatoide?

Qual a Diferença Entre Artrite e Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é um tipo de artrite (doença inflamatória) que afeta as articulações. Neste artigo, vamos falar mais sobre essa enfermidade. Entenda! 

O que é artrite?

A artrite é uma inflamação que ocorre nas articulações, podendo afetar os joelhos, ombros, dedos e outras partes do corpo. 

Ela pode causar sintomas como:

  • dores e inchaço no local;
  • rigidez nos membros afetados;
  • dificuldade nos movimentos;
  • vermelhidão da pele ao redor da articulação.

O ideal para tratar a artrite é praticar exercícios físicos, fazer sessões de fisioterapia, uso de medicamentos e, em alguns casos, cirurgias. 

Os métodos são utilizados para amenizar os sintomas e melhorar as condições. Porém, lembre-se que o melhor tratamento será prescrito para você por um médico especialista ortopedista ou reumatologista

O que é artrite reumatoide?

A artrite reumatoide é um dos tipos de artrite que podem surgir. Além desse, há mais outros, como a Degenerativa, Gotosa, Piogênica e Psoriática.

Com relação à reumatoide, essa é uma doença que afeta o sistema imunológico do organismo. Ou seja, ela é autoimune. Nela, o corpo começa a combater por engano seus próprios tecidos saudáveis, o que ocasiona problemas não só na articulação, mas também na cartilagem.  

Ela é uma doença considerada inflamatória crônica e costuma afetar, principalmente, as mãos e os pés. Os sintomas costumam ser os mesmos da artrite, mas, nesse caso, é possível também que aconteça erosões ósseas e deformidades nas articulações. 

Além disso, quadros de febre, fadiga muscular e perda de peso também podem estar associados a um quadro de artrite reumatoide.

Já as causas podem estar relacionadas com diversos fatores. Entre eles, podemos citar:

  • grau de parentesco, ou seja, uma doença genética;
  • infecções virais e bacterianas, pois podem afetar o sistema imunológico;
  • cigarro, tanto para quem fuma quanto para quem convive com fumantes o poluente pode ser um agente responsável por desencadear a doença.

Diferença entre artrite e artrite reumatoide

Sendo assim, quando nos perguntamos sobre a diferença entre artrite e artrite reumatoide, a resposta está relacionada com o tipo da doença na primeira, ela é uma inflamação, já a segunda, é também inflamatória, mas se caracteriza por ser autoimune. 

Entendeu melhor sobre essa enfermidade? Para saber mais sobre cuidados com a sua saúde e de sua família, siga acompanhando o blog da Samel. E lembre-se sempre de consultar um médico para avaliar seus sintomas e dar o diagnóstico correto.