Quais os Sintomas de Alterações na Tireoide?

Quais os sintomas de alterações na tireoide

A tireoide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo. Ela está localizada bem na parte anterior do pescoço e tem formato de borboleta. Dentre suas funções mais importantes está a regulação dos hormônios que atuam em órgãos como coração, fígado, rins, cérebro e, nas mulheres, até mesmo o ciclo menstrual.

Quando essa glândula não funciona da maneira correta, pode liberar todos esses hormônios em uma quantidade maior ou menor do que aquela que é necessária para nosso corpo, causando hipotireoidismo (menos hormônio), hipertireoidismo (mais hormônio) ou bócio.

Sintomas de alteração na tireoide

As três doenças citadas — hipotireoidismo, hipertireoidismo e bócio — são as mais conhecidas e mais comuns quando o assunto são enfermidades da glândula, mas seus sintomas são totalmente diferentes. Veja:

  • hipotireoidismo — perda de peso repentina, taquicardia, arritmias, palpitações, aumento no apetite, ansiedade, tremor nas mãos, suor excessivo, intolerância ao calor;
  • hipertireoidismo — fadiga, sensibilidade ao frio, prisão de ventre, pele ressecada, ganho de peso repentino, inchaço, rouquidão, fraqueza muscular;
  • bócio — dificuldade de engolir, surgimento de nódulo no pescoço, tosse, desconforto na região do pescoço, sensação de falta de ar, rouquidão.

Tenho sintomas, e agora?

É muito importante que você se mantenha atento aos sinais que seu corpo te envia. Se suspeitar de algo, busque um médico especialista para que possa ter certeza do que está acontecendo com você.

De qualquer forma, as três doenças que citamos aqui são totalmente tratáveis e controláveis por meio de medicamentos específicos. No caso do hipertireoidismo e do hipotireoidismo, a condição estará com você para o resto da vida, mas basta fazer o acompanhamento clínico e o uso de medicamentos de forma contínua que poderá viver uma vida normal.

Já quando o assunto é bócio, a iodoterapia costuma ser um dos prognóstico mais tradicionais, já que a doença se dá a partir da falta de iodo no corpo. Também é por essa razão que, no Brasil, nosso sal de cozinha é obrigatoriamente iodado.

Lembre-se de que apenas um profissional da área pode dizer com certeza o que está acontecendo com seu corpo. Para saber mais sobre o assunto e cuidar da sua saúde e da de sua família continue acompanhando o blog da Samel!