Quais alimentos ajudam a diminuir o colesterol?

Mesmo com a fama de ser um dos principais vilões da saúde, o colesterol possui importantes funções no organismo. Presente no sangue e em todos os tecidos, ele contribui para a produção do hormônio cortisol e hormônios sexuais, vitamina D, de ácidos envolvidos na digestão, além de ter papel importante na regeneração das células.

Também presente no organismo humano, e em diversos alimentos, tais como carnes, ovos e leite integral, o colesterol é indispensável para o funcionamento equilibrado das funções vitais, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

Para entender o porquê dessa substância ser tão importante e ao mesmo tempo prejudicial, é preciso saber que há dois diferentes tipos de colesterol, e a nutricionista do Hospital Samel, Katiucia Naiara Rosas, explica a diferença entre eles.

 

 

Colesterol bom x colesterol ruim

De acordo com a nutricionista, “o colesterol bom, chamado de HDL (High Density Lipoproteins) protege o organismo, recolhendo o colesterol ruim depositado nos vasos sanguíneos para ser eliminado pelo fígado”. Já o colesterol ruim, chamado de LDL (Low Density Lipoproteins) aumenta por fatores como erro alimentar e excesso de peso, estando associado a outros fatores de risco como diabetes, tabagismo e pressão alta.” Se o nível do LDL estiver elevado, pode provocar o entupimento das artérias – aterosclerose, responsável por problemas cardiovasculares como infartos e derrames.

Quais alimentos podem ser consumidos por quem está com o colesterol alterado?

Tanto o colesterol bom quanto o ruim estão presentes no organismo humano. Katiucia explica que “cerca de 70% do colesterol que circula no sangue é sintetizado pelo organismo e os outros 30% são provenientes da alimentação”.