Problemas de pele: Conheça os tipos de dermatite

Reação alérgica que pode surgir em qualquer faixa etária, desde recém-nascidos a idosos, a dermatite é um problema de pele muito comum que afeta grande parte da população.

Segundo o médico dermatologista do Hospital Samel, Carlisson Sena, “a doença gera diversos sintomas, como coceira, vermelhidão, descamação e até a formação de pequenas bolhas cheias de um líquido transparente, que podem aparecer em determinadas regiões, ou espalhadas por todo o corpo”.

Mas, por que isso acontece?

De acordo com o dermatologista, a dermatite pode surgir por diversos motivos, entre eles fatores genéticos e emocionais, e também pode ser desencadeada por agentes externos, como o clima frio e a oleosidade da pele.

Tipos mais comuns

Existem diversos tipos de dermatite, porém, as mais comuns são a dermatite de contato, a dermatite seborreica e a dermatite atópica.

Dermatite de contato: A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que existem dois tipos de dermatite de contato, que são a alérgica e a irritativa.

“A dermatite de contato alérgica é a alergia a alguma substância, como metais, níqueis e alguns odores que podem desencadear o surgimento desse tipo”, afirma o Dr. Carlisson. Os sintomas costumam aparecer de 1 a 2 dias após o contato com o agente alergênico, sendo a coceira um dos principais sinais.

A dermatite de contato irritante é a mais comum, e ocorre quando há a irritação da pele após o contato com produtos químicos, como ácidos, sabonetes e detergentes. “Ardência, dor e coceira podem ser percebidos, recorrentes a cada vez que o paciente entre em contato com a substância”.

Dermatite Seborreica: Este tipo de dermatite é um dos mais crônicos, causando vermelhidão e escamação da pele em algumas regiões da cabeça, como sobrancelhas, nariz e couro cabeludo. “A dermatite seborreica apresenta períodos de melhora e piora dos sintomas, por isso, é muito importante ficar atendo aos sinais. ”

Dermatite atópica: A dermatite atópica aparece em bebês, nas regiões externas dos braços e pernas e, em crianças e adultos, nas dobras do corpo, como cotovelo e joelhos e é caracterizada pelo aparecimento de lesões vermelhas acinzentadas, que causam coceira e descamação.

Tratamento

Assim como os sintomas, os tratamentos da doença variam de acordo com o seu tipo e intensidade. “Independentemente do tipo de dermatite que você tenha, o importante é não se automedicar e procurar a orientação de um dermatologista”.