Por Que Toda Empresa Precisa De Um Planejamento Estratégico De Negócio?

Por Que Toda Empresa Precisa De Um Planejamento Estratégico De Negócio?

Um planejamento estratégico de negócio busca analisar a empresa como um todo, entender quais são os recursos disponíveis, cenário atual e quais são os objetivos da instituição. A partir disto, são elaborados planos de ações para chegar aonde se deseja.

As decisões tomadas neste planejamento devem visar melhorias e sua elaboração requer disciplina e organização. Hoje, vamos entender mais sobre o assunto e saber como elaborar um planejamento estratégico de negócio.

Como fazer um planejamento estratégico de negócio?

Primeiramente, é importante realizar uma análise geral da companhia. Isso engloba o cenário da empresa (financeiro, administrativo e gerencial), o que está acontecendo no mundo, quais são os recursos e as possibilidades disponíveis.

Também é necessário entender e questionar onde a empresa se encontra no momento e quais os planos futuros que pretende alcançar. As ações devem ser realizadas para curto, médio e longo prazo. Assim, será possível elaborar metas e estratégias para conquistar o esperado e desejado pela companhia.

Para a elaboração do planejamento, as seguintes perguntas (de acordo com os objetivos da instituição) devem ser respondidas:

  • onde estamos?;
  • para onde queremos ir?;
  • como chegar lá?

Então, podemos dizer que as etapas que compõem a criação deste plano estratégico são:

  • análise do cenário;
  • definição dos objetivos;
  • elaboração das estratégias;
  • criação de um plano de ações.

Ferramentas que ajudarão na criação de um eficiente planejamento

Para ajudar a elaborar um planejamento estratégico de negócio, há algumas ferramentas que são indicadas para otimizar tempo, esforços e serviços, além de dar mais assertividade e segurança.

Canvas

Este modelo permite desenvolver gatilhos mentais por meio de um quadro de negócios. Nele, são discutidas as seguintes etapas:

  • o que? — exemplo: proposta de valor;
  • para quem? — relacionamento com os clientes;
  • como? — as atividades que serão exercidas para tal;
  • quanto? — os custos e as receitas.

Análise SWOT

Bastante conhecida, essa ferramenta consiste em analisar o que pode ser bom e o que pode ser ruim para a empresa. De acordo com o significado das letras, podemos definir:

  • S: strengths (forças): saber quais são os pontos fortes da companhia;
  • W: weakness (fraquezas): listar também os pontos fracos e que precisam melhorar;
  • O: opportunities (oportunidades): quais são as oportunidades de negócio;
  • T: threats (ameaças): quais são as ameaças, como concorrentes, cenário econômico, entre outros fatores.

Entendeu a importância de um planejamento em seu negócio? Aproveite para conferir mais dicas de gestão empresarial e continue acompanhando o blog da Samel.