O que é Pneumonia e Como Se Prevenir

A pneumonia, uma das doenças mais comuns durante as épocas de chuva, também é a infecção que mais mata em todo o Brasil. Mas você sabe exatamente o que é a pneumonia? Ela é uma infecção pulmonar que atinge os tecidos do pulmão e os alvéolos.
Os sintomas da pneumonia são: febre alta, tosse, falta de ar, calafrios e dor na região do tórax. De acordo com a médica pneumologista do Hospital Samel, Lélia Regina Litaiff, a doença pode acometer a população em geral, principalmente os pacientes considerados imunodeficientes, como os que possuem doenças reumáticas e portadores do vírus HIV. Quando tratada corretamente, não apresenta implicações.

Grupos e fatores de risco da pneumonia

Idosos acima de 60 anos e crianças menores de cinco anos devem prestar muita atenção aos sintomas da pneumonia. A doença pode ser muito mais grave para eles, já que o sistema imunológico desse grupo é mais passível de sofrer com infecções oportunistas.
Fumantes têm uma propensão muito maior de adquirir a doença, assim como quem consome muitas bebidas alcoólicas. Os dois hábitos reduzem a capacidade de defesa do sistema imunológico.
Portadores de doenças como diabetes, HIV, asma e anemia falciforme, por exemplo, devem tomar cuidado constante, assim como pacientes que estão em quimioterapia, que passaram por um transplante ou subnutridos.

Como prevenir a pneumonia

Infelizmente, não existe uma fórmula certeira para se prevenir da pneumonia, mas existem algumas práticas que podem diminuir consideravelmente a chance de se contrair a doença.

  • lavar bem as mãos, principalmente no inverno, evitando contato com os olhos e a boca quando não estiverem limpas;
  • manter hábitos saudáveis e alimentação equilibrada, para evitar que o sistema imunológico se comprometa;
  • tomar a vacina da gripe uma vez ao ano se você faz parte de um grupo de risco. Uma gripe forte pode comprometer o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível a infecções;
  • evitar fumar e não consumir álcool em excesso.

O tratamento ideal para pneumonia varia dependendo do tipo de infecção que se desenvolveu no seu corpo. Se você está com sintomas de pneumonia, não se automedique. Procure sempre orientação médica. Para tomar a vacina da gripe e se manter protegido, procure o Hospital Samel.
Conhece alguém que está nos grupos de risco? Compartilhe esse post para todos saberem o que é pneumonia e como se prevenir!