Os Tipos Mais Comuns De Alergia De Pele

Os Tipos Mais Comuns De Alergia De Pele

A alergia de pele pode ter diversas causas e apresentar diferentes sintomas. Alguns casos são mais simples de resolver e desaparecem em poucos dias, enquanto outros podem evoluir para um quadro mais grave.

Neste artigo, veremos mais sobre o assunto e você descobrirá quais são os tipos mais comuns.

Alergia de pele: conheça três tipos

Quando falamos sobre alergia de pele, de modo geral, os sintomas costumam ser vermelhidão no local, coceira, irritação e sensação de ardor. Porém, há diversos tipos de alergia e separamos os três mais comuns.

1. Urticária alérgica

Essa doença se dá pelo aparecimento de placas avermelhadas na região da pele. Elas costumam apresentar coceiras e não são contagiosas.

Suas causas podem ser por conta do contato com alguma substância da qual tem alergia, como alimentos, picada de insetos, remédios, cosméticos, maquiagem, entre outros.

Fique atento caso apareça algum sinal em seu corpo e vá ao hospital mais próximo para verificar se a causa é alérgica ou então um sintoma decorrente de alguma doença infecciosa como é o caso da mononucleose, em que aparecem manchas vermelhas que coçam, ou do lúpus, doença autoimune em que as manchas costumam aparecer com mais frequência em partes do corpo como rosto, nariz e orelhas.

2. Angioedema

Além dos sintomas comuns das alergias de pele manchas avermelhadas e coceira na região , o angioedema costuma causar problemas maiores, por acarretar em algumas reações alérgicas mais fortes.

Ele ultrapassa as camadas superiores da pele, podendo causar cólicas abdominais, dores e inchaço nos lábios, olhos, mãos e pés, problemas respiratórios e, em casos mais graves, choque anafilático.

As causas podem ser genética, doenças autoimunes ou infecciosas, tireoide, câncer e fatores ambientais.

3. Dermatite de contato

Como o próprio nome diz, esse tipo de dermatite tem como causa o contato com alguma substância da qual a pessoa tem alergia.

Pode ser alguma irritação por conta de shampoos, sabonetes, maquiagens, perfumes, produtos de látex, remédios, bijuterias, plantas, entre outros.

No geral, os sintomas são placas vermelhas na pele, coceira no local, inchaço, surgimento de bolhas, queimação e até ressecamento.

Para todos os casos citamos, é essencial se consultar com um médico especialista (sendo o mais indicado um dermatologista) para que ele avalie o quadro e possa identificar qual é o tipo de alergia, bem como receitar o melhor tratamento.

Caso você tenha dúvidas sobre o que pode ter ocasionado a alergia, é possível realizar testes alérgicos.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Mantenha sempre suas consultas em dia para ter uma vida saudável!

Leia mais conteúdos como este no blog da Samel e aproveite!