Os Segredos De Como Administrar Uma Pequena Empresa

Os Segredos De Como Administrar Uma Pequena Empresa

Saber como administrar uma pequena empresa é fator primordial ao abrir o seu negócio. Diferente das instituições maiores, nos pequenos empreendimentos é preciso que cada colaborador esteja ainda mais engajado com o projeto, uma vez que a participação de todos é mais ativa.

Além disso, cada um, mesmo com suas respectivas funções, ainda assim, precisam estar cientes de todos os processos da companhia e colaborar com sugestões para cada área da empresa. Saiba mais sobre o assunto neste artigo e veja como fazer uma administração de sucesso!

O conceito de pequenas empresas

Para saber se você se enquadra como uma pequena empresa é preciso, primeiramente, entender o conceito de uma.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de colaboradores é que irá ditar se a companhia é de grande, médio ou pequeno porte. Ainda há mais uma modalidade, as de microempresa.

Sendo assim, é definido que:

  • microempresa: até 19 colaboradores;
  • pequena empresa: de 20 a 99 colaboradores;
  • média empresa: de 100 a 499 colaboradores;
  • grande empresa: 500 ou mais colaboradores.

Como ser um bom administrador?

Antes de saber as dicas de como administrar uma pequena empresa, é necessário ter em mente que alguns pontos são essenciais em qualquer tipo de empreendimento. Para ser um bom administrador, você deve desenvolver as seguintes características:

  • liderança;
  • organização;
  • disciplina;
  • empatia;
  • flexibilidade;
  • senso de justiça;
  • boa comunicação.

Dicas de como administrar uma pequena empresa

Agora, vamos às dicas para você saber como administrar uma pequena empresa com eficiência! Confira:

  • tenha um bom planejamento antes de abrir sua empresa. Coloque todos os gastos no papel, possíveis imprevistos, objetivos e como fará para alcançá-los;
  • contrate uma equipe que esteja disposta a abraçar seus projetos e ideias. É necessário ter não somente profissionais qualificados tecnicamente, mas também que estejam de acordo com a cultura da instituição;
  • você contará com menos colaboradores, por isso, saiba distribuir bem os recursos e desenhar as áreas que são necessárias para o serviço que você oferece;
  • tenha um bom controle financeiro e fique atento ao cenário do mercado;
  • saiba quem são seus concorrentes e o que eles oferecem aos clientes. Mantenha-se atualizado sobre o seu segmento para ter sugestões ainda melhores;
  • envolva todo o seu time nas decisões da empresa. Você pode se surpreender com ideias inovadoras. Isso ajudará também a despertar outras habilidades em cada um;
  • invista na comunicação interna e externa. Seja claro, objetivo e incentive os colaboradores com programas de bônus e/ou benefícios. Para os clientes, tenha também estratégias que o façam perceber que precisam do seu produto/serviço, mantenha contato constante e pense em formas de fidelizá-lo;
  • utilize processos de automação para agilizar a produção e aumentar a produtividade individual e coletiva.

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