O que Fazer em Caso de Coma Alcoólico?

É o nosso fígado que metaboliza o álcool, transformando a substância em glicose, que é a energia que o corpo precisa para funcionar. O coma alcoólico acontece quando ingerimos bebidas alcoólicas em excesso, sobrecarregando o fígado. Esse órgão leva em média uma hora para metabolizar cada dose, mas esse tempo varia de acordo com o sexo, peso, altura e outros fatores.
Quando o fígado não consegue processar a substância, uma intoxicação aguda por álcool se instala no organismo. É essa intoxicação que causa o coma alcoólico, porque afeta o sistema nervoso central, suprimindo processos vitais para o funcionamento do corpo.

Coma alcoólico – o que fazer

Alguns sinais e sintomas podem anteceder o coma alcoólico, como a fala arrastada, vômito, tontura e sonolência. Se você presenciou alguém perdendo a consciência devido ao abuso de bebidas alcoólicas, não demore para chamar o 192 (SAMU). Você não pode tratar uma pessoa em coma alcoólico em casa, ela precisa de cuidados médicos e hospitalares específicos, que podem variar de medicamento intravenoso até lavagem estomacal e hemodiálise.
É essencial manter a pessoa deitada de lado enquanto aguarda o socorro, assim você garante que ela não vai se sufocar com o vômito. Não indique o consumo de nenhum tipo de alimento ou medicamento nesse momento, pois as chances de piorar a situação são altas.
Cheque o pulso da pessoa frequentemente. Segundo a Drª. Dirce Onety, se não o perceber por mais de 10 segundos, é preciso fazer massagem cardíaca enquanto espera os socorristas chegarem ao local.

Coma alcoólico – como evitar

Abusar do álcool pode deixar sequelas e até levar à morte, então é essencial prestar atenção nos sinais que o seu corpo dá para você. Beber água entre um gole e outro de álcool ajuda o fígado a se equilibrar, assim como fazer uma refeição completa e balanceada antes de começar a beber.
A melhor dica é não abusar do álcool.  Em longo prazo, o consumo excessivo pode levar à gastrite, úlceras, trombose, cirrose, cardiomiopatia, AVC, diabetes, hipertensão e arritmia, além de uma grande variedade de cânceres. Nunca se automedique, procure sempre cuidados médicos especializados.
Compartilhe esse post com seus amigos, é sempre bom saber o que fazer em caso de coma alcoólico.