O Que é Diferencial Competitivo?

O que é diferencial competitivo?

Ter um diferencial competitivo é de extrema importância para uma empresa. Isso implica em tornar seu negócio único e garantir vantagem com relação aos concorrentes. Por isso, é necessário entender sobre este assunto.

A seguir, você confere o que é um diferencial competitivo e como encontrar o seu!

Entendendo o que é um diferencial competitivo

Como o próprio nome já deduz, o diferencial competitivo vai mostrar as vantagens que o seu negócio tem sobre a concorrência. Essa vantagem precisa ser única e estar à frente do que os concorrentes oferecem. É algo que irá destacar o seu produto ou serviço!

Isso garantirá que só você consiga ser tão bom naquilo, fazendo com que os consumidores prefiram e lembrem-se da sua empresa ao precisarem de alguma solução da qual você oferece.

Como ter este diferencial?

Muitas pessoas acreditam que para ter vantagem competitiva é necessário oferecer baixos preços, porém, não é bem por este caminho. O que importa aqui é, além do valor em dinheiro, é a qualidade do que é proposto, além de seu diferencial.

Quando falamos de qualidade, não estamos necessariamente falando sobre o melhor sabor, por exemplo. Sua empresa pode ter um ponto fraco em algum aspecto, mas ser excelente em atendimento, diferenciando-se da concorrência.

Além disso, é possível ter mais de um diferencial competitivo. Agora, confira algumas formas de ter esse tipo de vantagem:

  • design único e marcante;
  • bom relacionamento e atendimento ao cliente;
  • experiências de consumo;
  • valor agregado — programa fidelidade, promoções, benefícios, por exemplo;
  • reposição rápida de estoque;
  • boa logística e distribuição;
  • facilidade de compra;
  • garantia e assistência técnica;
  • inovação (como serviços que nunca foram antes oferecidos ou são pouco encontrados);
  • serviços personalizados;
  • rapidez no atendimento;
  • colaboradores atenciosos e solidários;
  • comunicação assertiva;
  • boa presença nas redes sociais;
  • campanhas de marketing bem elaboradas.

Tudo isso fará a diferença na hora de escolherem a sua empresa! Há tópicos que chamam mais atenção de determinados clientes, enquanto outros têm menor importância. Entenda qual é o seu público-alvo e os valores de seu empreendimento para pensar em maneiras de criar esse diferencial.

Mas, lembre-se que tudo deve estar dentro do seu orçamento e você precisa ser capaz de manter os lucros e o crescimento da empresa.

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