O que Causa Dor de Cabeça? Conheça os Principais Motivos

Dor de cabeça: conheça as principais causas

A dor de cabeça é uma das enfermidades mais comuns que existem. Seu nome científico é cefaleia, que significa a dor em qualquer parte da cabeça. Além de ser uma das maiores queixas de pacientes nos pronto-socorros do Brasil, é preciso frisar que existem mais de 200 tipos diferentes de cefaléia. Portanto, descobrir o que causa dor de cabeça pode ser uma tarefa árdua, já que é preciso, primeiro, identificar a própria dor.

Grande parte desses incômodos não são sintomas de outras doenças, e sim a própria enfermidade em si. Porém, é preciso sempre consultar um profissional para garantir que sua dor não envolve algum tipo de perigo para a saúde.

Afinal, o que causa dor de cabeça?

Segundo o neurocirurgião dos Hospitais dos Planos de Saúde Samel, Dr. Denis Raid, Devido aos diferentes tipos e sintomas de cefaléia conhecidos nos dias de hoje, é difícil compreender com exatidão o que causa dor de cabeça. Porém, existem alguns gatilhos que podem fazê-la aparecer. São eles:

Estresse

Também conhecida como cefaléia tensional, a dor de cabeça causada por estresse é bastante comum nos dias de hoje, quando experimentamos uma sensação de estresse prolongado. Pode ser causada pela tensão nos músculos dos ombros e pescoço.

Problemas para dormir

Dormir bem é essencial para levar uma vida saudável nos mais diversos âmbitos. A privação do sono afeta os níveis de serotonina de seu corpo. São essas flutuações que causam a cefaléia por problemas de sono. Além disso, quem dorme mal também tem chances maiores de desenvolver um quadro de estresse.

A privação de sono, juntamente com os longos períodos de jejum são os principais desencadeadores da dor de cabeça. O sono não reparador interfere na qualidade de vida
levando à fadiga, astenia, alterações de humor e, consequentemente, a cefaleia.

Uso exacerbado de medicamentos

Quem abusa de analgésicos e outros remédios, automedicando-se, acaba alterando o funcionamento normal do cérebro. É isso o que causa dor de cabeça nesse âmbito. Jamais se automedique, sempre busque um médico. Dessa forma você garante o equilíbrio de seu corpo e sua mente.

Calor excessivo

Fatores ambientais podem influenciar diretamente na dor de cabeça da população. Não se sabe exatamente a razão do calor causar cefaléia, mas questões como mudanças bruscas de pressão, umidade e poluição também podem influenciar.

Odores fortes

Também não é de conhecimento científico a relação entre cheiros fortes e a dor de cabeça, entretanto, a exposição prolongada, de fato, causa cefaléia. Perfumes fortes, gás, gasolina, solventes e cigarro frequentemente são motivos de reclamação de pacientes.

Entender o que causa dor de cabeça ainda é um desafio para os médicos mundo afora. Porém, estamos cada vez mais perto de descobrir os segredos do corpo humano. Para mais artigos como este, continue acompanhando o blog da Samel!