Novembro Azul — Previna-se!

Novembro Azul — Previna-se!

A campanha “Novembro Azul” é realizada mundialmente para promover a conscientização do câncer de próstata. Ela tem como objetivo alertar a sociedade sobre os sintomas, prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Atualmente, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a responsável pela morte de 28,6% da população masculina e é o tipo mais comum de tumor maligno entre os homens. Devido aos números alarmantes, a campanha se mostra bastante viável.

Neste artigo, o médico urologista dos Hospitais dos Planos de Saúde Samel, Dr. Vinícius Diniz, informa quais os sintomas e como prevenir a doença. Confira!

Sintomas do câncer de próstata

Infelizmente, em sua maioria, os tumores só são identificados quando já estão em estágio avançado. Isso porque os sintomas não costumam aparecer na fase inicial. Por isso, a tamanha importância de exames preventivos.

Caso note a presença dos sintomas abaixo, consulte um médico especialista imediatamente. São eles:

  • dor e dificuldade para urinar e/ou ejacular;
  • vontade de fazer xixi com frequência e urgência;
  • presença de sangue na urina ou sêmen;
  • dor nos ossos, nas costas (lombalgia) e/ou na pélvis (abaixo dos testículos);
  • diminuição do jato da urina, jatos sucessivos ou em gotas;
  • sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro;
  • força excessiva para urinar;
  • disfunção erétil;
  • insuficiência renal.

Novembro Azul: como prevenir

De acordo com o Dr. Vinícius Diniz, a melhor forma de prevenção da doença é por meio da realização do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e do exame de toque retal, que possibilita analisar alterações da próstata, como o endurecimento e a presença de nódulos suspeitos.

Com o diagnóstico precoce, é possível identificar o tumor em estágios iniciais e evitar maiores problemas. Homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista, realizar o exame PSA e manter acompanhamento. Já caso haja histórico familiar de câncer de próstata, a partir dos 50 anos devem se submeter, além do exame de sangue, ao exame de toque retal.

Além disso, você pode prevenir o câncer de próstata com uma alimentação balanceada, evitando a obesidade e consumo de produtos industrializados e processados; praticar atividades físicas e diminuir o consumo de álcool e tabaco.

Gostou de saber sobre a importância do Novembro Azul?

Agora que você entendeu como a campanha Novembro Azul é essencial para prevenir o câncer de próstata, não deixe de incentivá-la! Caso seja alguém do sexo masculino, consulte seu médico e mantenha os exames em dia. Alerte também amigos, familiares e conhecidos sobre a doença.

Quer continuar lendo artigos sobre saúde? No blog da Samel você encontra muitas informações úteis para você e sua família! Não deixe de acompanhar!