A Importância Da Nutrição Para o Bem-Estar De Colaboradores

a-importancia-da-nutricao-para-o-bem-estar-de-colaboradores

A importância da nutrição: ter uma alimentação equilibrada é essencial para o organismo funcionar bem e isso afeta, consequentemente, o rendimento no dia a dia do trabalho. Até porque, você sabia que alguns alimentos podem deixar as pessoas sonolentas ou ser um fator para desencadear problemas de saúde? Por isso, a importância da nutrição é essencial!

Neste artigo, você confere mais sobre o assunto e poderá compreender como os alimentos podem interferir na produção de sua equipe.

Como a importância da nutrição impacta no rendimento?

Ter uma alimentação balanceada é importante em todos os momentos da vida. Quando o assunto é o ambiente de trabalho, também não poderia ser diferente.

Uma nutrição irregular e inadequada pode afetar o dia a dia dos colaboradores, causando:

  • baixo rendimento;
  • desmotivação;
  • cansaço excessivo;
  • estresse;
  • menor concentração;
  • dores de cabeça;
  • sistema imunológico baixo, ficando mais suscetível à pegar viroses e outras doenças;
  • faltas no trabalho por conta de problemas de saúde.

O descaso com a nutrição dos colaboradores pode ocasionar os problemas citados acima. Isso porque, uma dieta com falta de ferro, por exemplo, pode prejudicar a capacidade de atenção e concentração. Já o excesso de açúcar aumenta os níveis de estresse e ansiedade, segundo uma pesquisa americana realizada na Universidade de Emory, em Atlanta.

Enquanto isso, uma alimentação rica em vitamina B5 pode ajudar a diminuir o estresse e melhorar o rendimento, fazendo com que a pessoa se sinta mais disposta e ativa.

Soluções para melhorar a nutrição dos colaboradores

Conseguir controlar o que os colaboradores consomem durante sua rotina é algo difícil. Porém, com algumas pequenas mudanças, é possível favorecer uma boa alimentação para eles.

  • ofereça café da manhã e lanches da tarde dentro da empresa elaborados com a ajuda de uma nutricionista pães integrais, frutas, mix de nozes e castanhas, iogurtes naturais, ovos, etc. Isso dá ao colaborador a chance de comer algo rápido e prático, dentro do ambiente de trabalho, o que evita que passe muito tempo sem ingerir nada ou coma algum alimento industrializado;
  • caso tenha um refeitório dentro da empresa, faça um cardápio com ajuda de nutricionistas para garantir que está entregando os nutrientes necessários para um bom dia de trabalho;
  • ofereça planos de saúde como benefício para que os colaboradores possam ter uma consulta com nutricionista pelo convênio;
  • propague a importância da nutrição com palestras e eventos elaborados por profissionais, dando dicas de alimentação.

Gostou de saber mais sobre a importância da nutrição? Então fique de olho no blog da Samel para mais conteúdos como este.

Descubra o melhor plano de saúde em Manaus, entre contato com a Samel e obtenha soluções em saúde para sua empresa. Solicite ainda hoje seu Plano Empresarial!