Guia de Bolso: Como Prevenir e Tratar Gastrite

A gastrite é um problema causado pela inflamação e erosão do revestimento do estômago. Nas paredes desse órgão nós temos uma mucosa que serve para proteger o restante das células da ação do ácido gástrico, responsável por parte da nossa digestão.
O desconforto que sentimos quando temos gastrite é justamente devido ao enfraquecimento dessa barreira protetora. Para saber como tratar gastrite corretamente, não deixe de entrar em contato com um médico especialista na área.

Sintomas

  • desconforto na região abdominal;
  • dores no estômago;
  • inchaço no estômago;
  • arrotos e soluços;
  • gases;
  • indigestão;
  • enjoo;
  • falta de apetite;
  • refluxo;
  • entre outros.

Prevenção

De acordo com a médica gastroenterologista do Hospital Samel, Dra. Thianny Machado, alguns hábitos podem piorar e até causar gastrite, como fumar, fazer o uso indiscriminado de medicamentos e não manter uma alimentação saudável. Obesidade e stress também são fatores que podem levar a crises. Apesar de existirem pessoas com uma maior propensão de desenvolver a doença, a melhor maneira de se manter longe da gastrite é levando uma vida saudável.
Basta manter uma alimentação equilibrada, com comida de verdade e poucos industrializados para ter um estômago feliz. Faça exercícios físicos sempre, não fique muito tempo sem comer, diminua a pimenta e dê preferência para alimentos frescos. Também é muito importante fazer todas as suas refeições sem pressa. Uma mastigação errada também pode aumentar suas chances de desenvolver gastrite.

Como tratar gastrite

O tratamento da gastrite vai depender do tipo de doença que você tem. Ela pode ser crônica, aguda ou atrófica. O diagnóstico só pode ser feito por um médico, que também vai te indicar o prognóstico adequado.
Em suma, o tratamento depende muito dos hábitos do paciente. Mudanças na rotina podem apresentar resultados bem satisfatórios na cura da gastrite. Em geral, combina-se uma alimentação mais saudável com a prática de esportes e medicamentos, que funcionam criando uma barreira, fazendo o papel da película protetora natural que está fragilizada.
Nunca deixe de tratar a sua gastrite. Em longo prazo essa negligência pode levar a úlceras, sangramentos estomacais, obstruções intestinais e ao aumento do risco de câncer no estômago.
A Samel conta com uma equipe completa de gastroenterologistas, a especialidade que estuda todo o nosso aparelho digestivo. Marque uma consulta com um dos especialistas para saber como tratar sua gastrite corretamente.