Fazendo o Preparo Para Endoscopia Corretamente
Dicas de Saúde • 14 - 11 - 2019

O preparo para endoscopia é relativamente simples. Esse exame é realizado com o uso de um endoscópio (tubo fino) que passa da boca até o estômago e permite visualizar, por meio de uma pequena câmera, possíveis causas para problemas na região. É possível obter imagens das paredes do esôfago, estômago e o início do intestino.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira este artigo!
Como é o preparo para endoscopia?
Antes do exame, é necessário estar em jejum por pelo menos oito horas — podendo se estender para 12 horas. Não é permitido usar remédios antiácidos, como o Omeprazol, pois podem alterar as condições do estômago e mascarar algum problema. Nesse caso, haverá interferência nos resultados da endoscopia. O paciente pode tomar água até quatro horas antes.
No dia que antecede o exame, recomenda-se comer alimentos leves e de fácil digestão, optando por aqueles mais líquidos e pastosos, como as sopas.
É importante seguir as indicações do hospital ou laboratório sobre o preparo para endoscopia.
Quando chegar ao local do exame, provavelmente receberá um medicamento que tem como objetivo eliminar possíveis gases e bolhas para que não atrapalhem na hora que o procedimento começar.
A duração do exame costuma ser de cinco a 30 minutos, podendo variar. Depois, é recomendado ficar por um curto período de tempo em repouso ainda no local para observação, para que o efeito dos anestésicos passe. Lembre-se de ir acompanhado com alguém maior de 18 anos.
Para que serve a endoscopia?
Esse exame é realizado para identificar as possíveis causas para problemas relacionados à região do estômago e esôfago. É indicado para pessoas que têm sintomas como:
- desconfortos e dores abdominais;
- náuseas;
- vômitos;
- azias;
- sensação de queimação ou estufamento;
- falta de apetite;
- perda de peso repentina e sem explicação;
- dificuldade para engolir.
Por meio da endoscopia, é possível identificar doenças como gastrite, úlceras, hérnias, refluxos e até outras mais graves, como infecção por H. pylori (Helicobacter pylori) ou câncer — essas duas últimas só são identificadas por meio de uma biópsia.
Agora que você já sabe mais sobre o exame e qual é o preparo para endoscopia, não deixe de cuidar de sua saúde realizando as consultas periódicas de maneira correta.
Seu médico irá avaliar sua situação para indicar o diagnóstico e o melhor tratamento a se fazer.
Leia mais artigos no blog da Samel para ficar sempre informado!