Exame de Sangue — Jejum é Mesmo Necessário?

Exame de Sangue — Jejum é Mesmo Necessário?

O exame de sangue é o exame mais pedido para a realização de diagnósticos médicos. O procedimento, muitas vezes, pede uma preparação especial que alguns desconhecem.

A maioria das pessoas acredita que todo exame de sangue pede um jejum de 12 horas. Porém, apesar de alguns realmente necessitarem dessa medida, outros não precisam.

Hoje vamos desmistificar a prática antes de procedimentos como esse. Confira o que preparamos abaixo e descubra tudo sobre o tema.

Afinal, como deve ser o jejum para exame de sangue?

A maior parte dos exames de sangue pode ser realizado com apenas três horas de jejum e, outros, até mesmo com nenhum, sabia? Essa é uma excelente notícia para aqueles que não conseguem encaixar o procedimento durante o período da manhã, por exemplo, quanto o jejum é mais fácil de ser realizado.

A ideia das 12 horas vem do fato de que esse é o tempo máximo que o corpo humano pode demorar para metabolizar a última refeição que ingeriu. Porém, uma coisa é certa: nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas. A partir daí, seu organismo passará a gastar suas reservas, o que pode alterar os resultados do exame. É importante informar, no ato do atendimento laboratorial, o tempo correto de jejum.

Outra dúvida é em relação à ingestão de água. Sim, é permitido tomar água em jejum, mas com cautela. Além disso, é preciso reduzir a intensidade de atividades físicas nas 24 horas que antecedem o exame, assim como a ingestão de bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores.

Além disso, é preciso ter ciência de que alguns medicamentos interferem em exames. Portanto, o paciente deve informar ao profissional quais está tomando para saber o q

Tempo de jejum para exames específicos

Depois de entender tudo sobre o funcionamento do jejum para exame de sangue, chegou a hora de conhecer o tempo necessário sem se alimentar para a realização de cada um dos procedimentos. Veja:

  • sem jejum — T4L, FSH, T3, tireoide, estradiol, LH, T4, entre outros;
  • oito horas de jejum — glicose;
  • 12 horas de jejum — colesterol.

Exames em que o jejum é recomendado, mas não obrigatório:

  • coagulograma, hemograma, TSH, GTP, uréia, creatinina, ácido úrico, potássio, sódio, ferro, ferritina, cálcio, entre outros;
  • paratormônio, cálcio ionizado, entre outros;

Gostou de saber mais sobre o jejum para exame de sangue? Confira mais artigos como esse no blog da Samel!