Dietas para Perder Peso e seus Riscos para a Saúde

Nós vivemos em uma verdadeira ditadura da beleza. Para conseguir alcançar o corpo desejado — que, na verdade, é utópico —, homens e mulheres de todo o mundo se submetem a dietas para perder peso restritivas que podem causar sérios danos à saúde.

O que poucos sabem é que, na verdade, o único profissional que realmente está habilitado a prescrever dietas é o nutricionista. Você já deve ter ouvido falar na dieta da bolacha, dieta da uva, dieta da sopa, dieta de comida para bebês e outras por aí. Elas são a última coisa que seu corpo realmente precisa. Apesar de parecerem o método mais rápido, a falta de orientação profissional pode causar sérios danos ao seu corpo.

Dietas para perder peso mais famosas e seus malefícios

O maior problema das dietas para perder peso é que elas são consideradas prejudiciais à saúde, uma vez que, junto com os quilos, há a perda de inúmeros nutrientes que são essenciais para uma vida e alimentação saudável. Na maior parte das vezes, o emagrecimento é falso, pois perde-se apenas água e músculo, e não gordura.

Selecionamos algumas dietas para perder peso famosas e seus malefícios para a saúde. Confira:

Dieta da sopa

Em um primeiro momento, a dieta da sopa pode parecer inofensiva. Afinal, você está ingerindo legumes e, aparentemente, levando uma vida saudável. Porém, como você não está tendo um acompanhamento de nutricionista, não sabe se está consumindo a quantidade ideal de gorduras, proteínas, fibras e carboidratos. Além disso, as chances de voltar ao peso anterior são extremamente altas.

Dieta do vinagre

Esta consiste em acrescentar algumas colheres de sopa de vinagre branco em sua rotina de alimentação diluído com água. Porém, o excesso de vinagre pode causar gastrite e úlceras, além de irritar profundamente o esôfago e o estômago, corroer o esmalte dos dentes e ainda afetar o cálcio dos ossos.

Dieta da bolacha

Qualquer restrição alimentar que gire em torno de consumir produtos industrializados e calóricos não parece muito saudável, não é mesmo? A dieta da bolacha consiste, basicamente, em ingerir apenas o produto. Não é preciso saber muito sobre nutrição para compreender que faltam todos os nutrientes que nosso corpo precisa neste cardápio.

Dieta da fruta

A dieta da fruta consiste em consumir apenas frutas por semanas. Além de excluir uma série de nutrientes da alimentação, ainda pode sobrecarregar o pâncreas, os rins e desenvolver gordura no fígado. Você sabia que as frutas são cheias de frutose (um tipo de açúcar)? Esta dieta é baseada apenas nisso.

Caso necessite, sempre procure um profissional para lhe orientar sobre dietas para perder peso, de forma balanceada e pensando sempre em sua saúde. Nunca faça isso sozinho. Para mais dicas de bem-estar e alimentação continue acompanhando o blog da Samel!