Dieta Detox: o que é e como funciona?

Estresse, alimentação industrializada, uso de medicamentos, poluentes contidos no ar, na água e nos alimentos… Diariamente estamos expostos a vários tipos de toxinas (substâncias contaminantes que provocam danos à saúde) que, em longo prazo, podem contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como o câncer, por exemplo.

A dieta de desintoxicação, também conhecida como dieta detox, baseia-se no consumo de frutas, hortaliças, água, chás e misturas de suco que podem reduzir significativamente os efeitos negativos dessas substâncias no organismo humano.

A nutricionista do Hospital Samel, Janice Petillo, informa que “o consumo de alimentos ricos de antioxidantes, vitaminas e minerais estimula o funcionamento do fígado e o aumento da eliminação desses compostos pelos rins, o que auxilia na desintoxicação do organismo”.



Como e quem pode fazer a dieta detox?

A dieta detox é, basicamente, uma limpeza no organismo, e não deve ser comparada a dietas, cuja desintoxicação não seja o principal objetivo, devendo a dieta detox ser o início para outras.

Janice Petillo informa que a dieta é recomendada àqueles que têm dificuldade para dormir tranquilamente, sofrem de dores de cabeça e fadigas constantemente, causando ao final do dia, cansaso e desânimo, razão pela qual a dieta detox deve ser o primeiro passo para iniciar a mudança”.

E como reduzir a exposição às substâncias tóxicas?

Para reduzir a exposição a essas substâncias, a nutricionista indica:
  • Diminuir o consumo de alimentos industrializados;
  • Reduzir o consumo de carnes vermelhas, principalmente churrascos;
  • Consumir alimentos orgânicos;
  • Evitar alimentos em embalagens plásticas;
  • Trocar as panelas de alumínio pelas de inox no preparo das refeições;
  • Evitar fumar e consumir álcool, mesmo que em quantidades moderadas.

Quais alimentos podem contribuir na desintoxicação do organismo?

Em primeiro lugar, é preciso consumir água mineral e água de coco. É preciso lembrar que o organismo deve ser bem hidratado (pelo menos 2 litros de água por dia).

Além disso, Janice Petillo ressalta que é preciso consumir vegetais crucíferos, como couve, couve-flor, brócolis e repolho; usar temperos naturais que contenham alho, cebola, alecrim, orégano, tomilho, sálvia e açafrão; tomar chá verde; consumir sementes oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoas) e suco verde, pois “possui clorofila, que ajuda na oxigenação do corpo, contribuindo na renovação celular e melhorando a disposição, além de atuar em outras funções”, ressalta.



Benefícios da detox

A desintoxicação do organismo traz muitos benefícios à saúde, entre eles:
  • Melhoria na saúde intestinal;
  • Melhoria no funcionamento do fígado;
  • Adquirir novos hábitos alimentares, altamente saudáveis;
  • Proporcionar sono de qualidade e tranquilidade;
  • Redução de enxaquecas devido a hipersensibilidades, diminuição das dores de cabeça diárias e eliminação das toxinas.