Conheça os Perigos do Colesterol Alto

Conheça os Perigos do Colesterol Alto

O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo que o ajuda a funcionar adequadamente. É considerado um componente estrutural do corpo humano, auxiliando a compor as membranas celulares e até mesmo a produzir alguns hormônios. 

Há dois tipos de colesterol, o considerado bom (HDL) e o considerado ruim (LDL). O primeiro é considerado bom porque retira o excesso de colesterol do corpo e o leva até o fígado. Já o segundo, ruim porque leva para os tecidos, favorecendo o acúmulo de gordura.

Quando há elevadas quantidades dele no sangue — ou seja, o colesterol alto —, uma série de doenças podem ser desencadeadas com consequências para a saúde. Porém, a condição é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isso, mantenha seus exames em dia com um médico especialista, como o clínico geral. 

Confira abaixo o que pode acontecer com quem tem colesterol alto e como diminuí-lo. 

 O que pode acontecer com quem tem colesterol alto?

Os riscos para a saúde podem aumentar significamente quando há colesterol alto no sangue, principalmente para doenças coronarianas, como insuficiência cardíaca e aterosclerose. 

A aterosclerose é caracterizada pelo endurecimento das paredes dos vasos por conta do acúmulo de gordura e colesterol. 

A condição pode limitar o fluxo de sangue pelo corpo e, consequentemente, aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Além disso, ainda é possível haver o desenvolvimento de um quadro de pressão alta. 

Boas práticas para diminuir o colesterol 

Agora que você já conhece algumas das possíveis complicações de quem tem colesterol alto, separamos algumas dicas para que você consiga diminuir a quantidade dessa gordura em seu sangue, veja:

  • escolha alimentos com gorduras saudáveis — as gorduras saturadas e gorduras trans são as que mais podem causar impactos negativos no corpo humano e estão em alimentos como carne vermelha e laticínios. A gordura monoinsaturada, mais saudável, está presente no azeite, oleaginosas (como nozes e castanhas) e abacate;
  • aposte em uma reeducação alimentar — prefira sempre frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Esses são alimentos ricos em fibras que podem te ajudar a diminuir a absorção de gordura no intestino;
  • pratique atividades físicas — levar um estilo de vida saudável é uma das melhores maneiras de conseguir diminuir o colesterol. Portanto, faça esportes regularmente.

Lembre-se de que é essencial realizar exames periodicamente para garantir que seu corpo esteja saudável. Consulte um clínico geral para saber como anda o seu colesterol. Para ter acesso a mais conteúdos como esse, basta acompanhar as novidades do blog da Samel