Conheça os 5 Tipos de Câncer Mais Comuns

tipos de câncer mais comuns

Você sabia que, de acordo com o INCA (Instituto de Câncer no Brasil), o Brasil tem, em média, 600 mil novos casos da doença todos os anos? Por essa razão, é essencial conhecer quais são os tipos de câncer mais comuns, garantindo que a procura por atendimento médico especializado ocorra o mais rápido possível. 

Quais são os tipos de câncer mais comuns? 

Hoje, existem mais de 200 tipos de câncer diferentes e a doença pode acometer qualquer parte do corpo humano. Imagine que nossos órgãos são compostos por uma série de tecidos diferentes, e em cada um deles pode se desenvolver uma enfermidade distinta. 

Selecionamos os cinco tipos mais comuns para você conhecer, veja:

1. Câncer de próstata 

A próstata é um órgão que está localizado entre a região pélvica e a bexiga. Parte da uretra a atravessa e ela é parcialmente responsável pela produção do esperma. Esse, com certeza, é o tipo de câncer mais comum entre o sexo masculino. 

Para prevenção, homens a partir de 50 anos devem fazer o exame com um médico especialista pelo menos uma vez ao ano. 

2. Câncer de mama 

O câncer de mama, além de ser o de maior incidência entre as mulheres, é o segundo mais comum de nosso país. Como forma de prevenção, é essencial que seja realizado o exame de mamografia anualmente.

3. Câncer de cólon e reto 

Também conhecido como câncer colorretal, essa condição pode atingir pessoas de qualquer sexo ou faixa etária, mas é mais comum em adultos a partir dos 50 anos de idade. Geralmente, a lesão se inicia como uma condição benigna e, depois, pode evoluir para maligna. 

4. Câncer de pulmão 

O câncer de pulmão conta com altas taxas de letalidade e é frequentemente ocasionado pelo tabagismo. É comum que a condição não apresente sintomas em sua fase inicial, o que dificulta um tratamento adiantado. 

5. Câncer de estômago 

Dentre os tipos de câncer, o de estômago pode ser considerado um dos mais agressivos. As células cancerígenas vão, de forma gradual, substituindo as saudáveis, o que também pode levar à metástase. 

Para que haja o prognóstico adequado, é essencial que você preste atenção em seu próprio corpo e faça exames de rotina preventivos. 

Caso queira ter acesso a mais dicas de saúde, continue acompanhando o blog da Samel