Conheça Os 3 Maiores Desperdícios de uma Empresa e Como Evitá-los Para Aumentar Seu Lucro

Conheça Os 3 Maiores Desperdícios de uma Empresa e Como Evitá-los Para Aumentar Seu Lucro

Administrar uma empresa não é tarefa fácil, principalmente porque muitos assuntos envolvem outras pessoas, e controlar ações de terceiros é praticamente impossível. Porém, não se preocupe. Muitos dos desperdícios de uma empresa podem ser contornados com campanhas educativas e incentivos. Confira quais são os maiores e as melhores maneiras de evitá-los.

1. Desperdício de papel

O papel é campeão no ranking de desperdício dentro das empresas. Além de gerar um gasto financeiro desnecessário, ainda é péssimo para o planeta e nada sustentável. Impressão de documentos e fotos sem necessidade e uso da impressora para fins pessoais são os grandes vilões.
O que deve ser executado neste caso é a conscientização dos colaboradores. Crie um projeto onde todos se sintam envolvidos, pois não basta enviar um e-mail pedindo para economizarem papel, é preciso realizar atividades educativas.
O mais importante é criar metas e limites com ações que sejam interessantes para quem trabalha na empresa. Além disso, investir em tecnologia e fazer bom uso da mesma ajuda nas boas práticas sustentáveis. Ao invés de imprimir relatórios e distribuí-los, prefira métodos digitais, por exemplo.

2. Desperdício de tempo

O desperdício de tempo não é palpável, mas impacta diretamente na produtividade e no dia a dia de qualquer empresa. É preciso lembrar que realizar pausas é essencial para manter a qualidade do produto entregue, mas abusos por parte dos colaboradores são comuns. Opte por oferecer tempos de descanso específicos, sem deixar aquela clássica “pausa para o café” sair do controle.
A ausência de colaboradores também é um desperdício de tempo. Se muitos estão se ausentando por motivos de enfermidade, vale refletir se todos estão com boa saúde, por exemplo. Você oferece plano de saúde para os seus funcionários? Se não, essa é a saída.

3. Energia elétrica

A energia elétrica é bastante desperdiçada porque a população não vê valor neste bem, não sabe o que significa e nem de onde vem. Campanhas de conscientização também são a solução para esse caso. Procure incentivar seus colaboradores a desligar os monitores quando saírem para almoçar ou para reuniões, apagar as luzes do banheiro e desligar o ar-condicionado quando não houver ninguém no ambiente.

Gostou de saber os maiores desperdícios de uma empresa?

O blog da Samel conta com o melhor conteúdo para quem quer cuidar de sua empresa da melhor forma possível! Confira as dicas e continue acompanhando para se manter sempre informado.