Como é o Exame De Colonoscopia

Como é o Exame De Colonoscopia

O exame de colonoscopia é realizado com o intuito de visualizar o cólon, também conhecido como intestino grosso. Esse exame de imagem permite identificar anomalias na região, como o câncer. Neste artigo, você vai saber como é a colonoscopia e:

  • o que pode ser detectado com o exame;
  • o que comer antes;
  • e se é normal sentir dor após a sua realização.

Como é realizado o exame do cólon?

O exame de colonoscopia é feito por meio do colonoscópio, uma sonda que é inserida pelo ânus e vai até o intestino. 

Para isso, é necessário que o intestino grosso esteja totalmente limpo, para que as imagens possam ser claras e a sonda passe sem problemas. Portanto, é necessário tomar um laxante líquido no dia anterior. 

Durante o exame, o paciente se mantém deitado, virado de lado, com as pernas levemente dobradas para que ocorra a introdução do colonoscópio. Assim, as imagens são transmitidas por meio da câmera de vídeo em uma tela para que o médico possa visualizar o órgão. 

O procedimento dura cerca de meia hora e pode ser feito com sedação leve ou profunda. Além disso, caso seja necessário, o profissional pode realizar uma biópsia para retirar alguma amostra de tecido ou mucosa. 

O que pode ser detectado na colonoscopia?

Esse exame pode detectar:

  • câncer do cólon;
  • lesões internas;
  • pólipos verrugas que podem ser pré-cancerosas.

O que comer antes do exame de colonoscopia?

Como é necessário que o intestino esteja limpo, é preciso fazer uma dieta dois ou três dias antes da realização do exame. 

Nela, deve-se evitar fibras, deixando de comer frutas, legumes, gorduras e laticínios. No dia do procedimento, o paciente deve estar em jejum. Porém, o médico especialista irá fazer as recomendações necessárias nas consultas que antecedem a colonoscopia. 

É normal sentir dor após a colonoscopia?

É normal que o paciente sinta algum tipo de desconforto durante ou após o exame de colonoscopia, como: 

  • cólicas e dores abdominais costumam desaparecer depois de quatro horas; 
  • sangramentos são mais raros e comumente ocorrem em procedimentos com biópsia. 

É claro que a intensidade dos sintomas dependerá da sensibilidade do paciente, mas é importante que o médico passe todas as recomendações. Além disso, caso note qualquer outro sinal ou persistência dos sintomas, deve ir ao profissional urgentemente.

Saiba mais sobre outros exames e cuide de sua saúde com as dicas dos artigos do blog da Samel