Como Cuidar da Saúde do Idoso?

Como Cuidar da Saúde do Idoso?

A saúde do idoso pode se tornar mais frágil ao longo do tempo, isso porque, com o envelhecimento, ocorrem mudanças nas células e nos órgãos do corpo humano.

Por isso, há algumas medidas que devem ser tomadas para evitar doenças e outras complicações.

Problemas comuns na saúde do idoso

Para entender como cuidar da saúde do idoso, é importante saber, antes, alguns dos problemas mais comuns que podem surgir com a idade. São eles:

  • enfraquecimento ósseo (até mesmo osteoporose) e perda de massa muscular principalmente nas mulheres, em que há uma maior troca de massa muscular por tecido gorduroso;
  • perda da elasticidade da pele, tornando o tecido mais sensível e propenso a ter ferimentos graves;
  • diminuição do equilíbrio o que favorece o surgimento de acidentes relacionados a quedas;
  • doenças como hipertensão e diabetes, que podem ocasionar até mesmo um Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Doença de Parkinson e Alzheimer ocasionando mudanças no sistema nervoso e neurológico.

Como ter um envelhecimento saudável?

Tendo em vista estes problemas principais, é possível compreender algumas causas e práticas que podem ser mudadas para tornar a saúde do idoso melhor.

Com isso, é possível retardar o envelhecimento e chegar à terceira idade de forma saudável.

Alguns cuidados que devem ser seguidos estão relacionados com a alimentação e a prática de atividades físicas. Esse conjunto beneficia a qualidade de vida e são os dois fatores que mais interferem para tornar a saúde melhor.

Uma dieta rica e balanceada irá fornecer todos os nutrientes necessários para o organismo, além de evitar doenças como hipertensão e diabetes.

Por isso, não exagere nos carboidratos, doces, frituras e alimentos com muito sal. Opte por um prato colorido e nutritivo, com fibras, legumes, verduras, proteínas, carboidratos na medida certa e outros componentes necessários.

A alimentação também afeta a estrutura óssea, uma vez que é necessário ter cálcio para os ossos serem fortalecidos.

O consumo de água é fundamental (em qualquer fase da vida) principalmente para os idosos, uma vez que a pele precisa ser ainda mais hidratada para permanecer forte e resistente. Além, é claro, das outras funções do corpo humano que também precisam do líquido para funcionarem corretamente.

Já a prática de exercícios ajuda em todos os aspectos citados:

  • no ganho de massa muscular, tornando o corpo mais forte e com um ótimo metabolismo;
  • no equilíbrio e na postura, evitando problemas na coluna, nos ossos e quedas;
  • no surgimento de doenças, uma vez que, em conjunto com a alimentação, é possível tornar o corpo mais saudável;
  • exercitar a mente, funcionando como uma distração.

Outras dicas para cuidar da saúde do idoso são:

  • evitar o uso de medicamentos por conta própria, uma vez que isso pode sobrecarregar alguns órgãos e ocasionar efeitos colaterais piores;
  • praticar exercícios que exercitem a mente, como jogos de memória e raciocínio lógico;
  • realizar mudanças dentro de casa, se necessário, para evitar acidentes domésticos. Coloque barras de apoio, tapetes antiderrapantes, rampas, entre outros;
  • fazer exames preventivos para a terceira idade e não deixar de realizar sempre acompanhamento médico.

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