Como Aliviar os Sintomas da Rinite

Como Aliviar os Sintomas da Rinite

A rinite é uma inflamação nas mucosas do nariz que afeta cerca de 30% dos adultos em todo o Brasil. São vários os tipos de rinite, mas a mais comum é a alérgica. Essa inflamação costuma causar irritação na região nasal e na garganta, espirro, coriza, obstrução nasal, coceira, diminuição do olfato e olhos lacrimejantes. Por isso é fundamental saber como aliviar os sintomas da rinite!
Muitos não sabem, mas a rinite também causa o escurecimento da região logo abaixo dos olhos, conhecida como olheira. Tratar sua rinite pode ser a solução para olheiras muito aparentes. É importante lembrar, também, que a alérgica não tem cura, apenas tratamento.

Causas da rinite

A rinite alérgica, mais comum, é causada por substâncias alergênicas. Pode ser poeira, ácaros, pelos de animais, pólen, fumaça de cigarro, inspiração de ar muito gelado, poluição ou até mesmo algum alimento.
Já a vasosotora, que surge quando os vasos da região nasal se dilatam, pode ser causada por lesões na região, mudanças drásticas de pressão, medicamentos, alimentos picantes e até mesmo alterações hormonais, no caso de mulheres.

Saiba como aliviar os sintomas da rinite alérgica

Apesar de não ter cura, é possível e você precisa saber como aliviar os sintomas da rinite alérgica ao longo da vida. A mais fácil e simples de todas é a prevenção, com higienização completa de absolutamente todos os objetos da sua casa. Cortinas, edredons e cobertores, livros, tapetes e carpetes, por exemplo, são antros de poeira e ácaros. A solução aqui é ou tirá-los de seu quarto, ou manter tudo muito bem higienizado periodicamente
A poeira que se acumula nos cantos da casa também precisa de atenção, mas um pano úmido pode resolver essa questão rapidamente. Escolha muito bem os produtos utilizados na limpeza do seu lar e, se for possível, dê preferência aos hipoalergênicos. Além disso, abra as janelas e portas para criar uma corrente de ar e ventilar a casa.
Outra forma de amenizar os sintomas é a partir da lavagem nasal com soro fisiológico, ótima para eliminar resquícios de qualquer elemento que possa causar essa inflamação. Deve ser feita pelo menos quatro vezes ao dia.
Em casos mais graves, vale utilizar anti-histamínicos. É importante lembrar que esse tipo de medicamento deve ser indicado por médicos especialistas na área, os otorrinolaringologistas.
As rinites podem evoluir para complicações como sinusites, otites, asma e pneumonia. Consulte seu médico otorrinolaringologista para melhorar a qualidade de vida e evitar complicações.
Para mais dicas para cuidar melhor de você e da sua família, acompanhe o blog da Samel!