Combata os Sintomas do Stress em Simples Passos

O Brasil é o segundo país com maior nível de stress em todo o mundo, segundo pesquisa da Associação Internacional de Controle do Estresse. Transtornos como esse são a segunda maior causa de afastamentos do ambiente de trabalho. É um sinal de que nós precisamos falar sobre o que é e quais são os sintomas do stress.

Segundo a Associação, os profissionais mais atingidos são aqueles que lidam diretamente com outras pessoas, como vendedores, médicos e professores. Hoje, muitos ainda não acreditam que o stress é uma enfermidade real, o que piora ainda mais o quadro daqueles que o desenvolveram.

Quais são os sintomas do stress?

Os sintomas do stress podem ser observados em diversos âmbitos e podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Porém, os mais comuns são:

  • tontura;
  • dor de cabeça;
  • impaciência;
  • insônia;
  • falta de concentração;
  • queda de cabelo;
  • nervosismo;
  • angústia;
  • tensão muscular;
  • queda de imunidade.

Como combater os sintomas do stress 

É essencial frisar que, caso sejam observados sintomas de stress, um médico especialista deve ser consultado. É preciso identificar as causas que estão levando à enfermidade e tratá-las da melhor maneira possível, por um clínico geral ou mesmo um psicólogo.

Porém, existem algumas maneiras de controlar alguns dos sintomas com receitas caseiras e outras atividades:

  • inclua suco de laranja com maracujá no seu dia a dia — diminui a taxa de cortisol no sangue e ajuda na conversão de dopamina em norepinefrina, melhorando o humor. O maracujá possui calmantes naturais. É preciso ingerir o suco logo após fazê-lo, para evitar a perda de seus nutrientes;
  • reduza açúcar e cafeína;
  • faça exercícios regularmente — se exercitar é uma ótima maneira de extravasar emoções, colocando a frustração para fora e desintoxicando seu corpo, além de ajudar no sono e aumentar a confiança;
  • invista em aromaterapia — óleos essenciais são ótimos para complementar o tratamento. Sândalo, alfazema, sálvia e lavanda são opções certeiras. Pingue algumas gotas em seu travesseiro, coloque em um difusor ou faça um sabonete!
  • faça yoga — a yoga é um dos mais tradicionais métodos para aliviar e combater o stress. Busque sobre as técnicas e faça em sua própria casa;
  • meditação mindfulness — a essência desse tipo de meditação é a mentalização de coisas positivas e afastamento das negativas.

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