Cirurgiões de Minas Gerais e Mato Grosso acompanham cirurgia metabólica realizada pelos Hospitais Samel

Com a presença dos médicos cirurgiões João Paulo Santos e Marco Antônio Elosta, dos estados de Minas Gerais e de Mato Grosso, os Hospitais dos Planos de Saúde Samel realizaram, em 04 de março, uma intervenção cirúrgica metabólica, realizada pela equipe do Dr. Thiago Batista.

O método, que já é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, já vem sendo realizado na Samel pelos Drs. Thiago Batista e Sidney Chalub, e os médicos convidados pelo Dr. Thiago tiveram a oportunidade de acompanhar o procedimento, conhecer a técnica, trocar experiências, além de visitarem as estruturas da Samel.

Cirurgia metabólica

A cirurgia metabólica, umas das técnicas mais inovadoras para controle da diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), passou a ser indicada para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 30 e 35 kg/m2, e previne complicações da doença, como a cegueira e insuficiência renal.

O procedimento é realizado por videocirurgia, dura em torno de 1 hora e 30 minutos e é minimamente invasiva, e trata outras doenças, como obesidade, colesterol, hipertensão, entre outras.

“A cirurgia metabólica representa a possibilidade de uma vida nova ao paciente que tem dificuldade de controlar o diabetes tipo 2. Após o procedimento, o paciente pode andar no mesmo dia e a alta ocorre em 24h, possibilitando o retorno às atividades diárias rapidamente”, ressalta o cirurgião digestivo pelo HC/UFMG e cirurgião bariátrico titular da SBCBM, Dr. Thiago Batista.