Carnaval: quem viajará para locais com febre amarela deve se vacinar 10 dias antes

Quem pretende viajar durante o carnaval para cidades que tiveram casos recentes de febre amarela e ainda não foi vacinado deve se programar com antecedência, já que a vacina leva 10 dias para fazer efeito.
 
Foliões que pretendem chegar a cidades afetadas no sábado de carnaval, dia 25 de fevereiro, por exemplo, devem se vacinar até esta quarta-feira (15), segundo as recomendações do Ministério da Saúde.
 
A pasta recomenda que se vacine quem visitará cidades no leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, oeste da Bahia, além do noroeste do Rio de Janeiro, que fica na divisa com áreas que têm registros de casos.



O esquema de vacinação da febre amarela no Brasil é composto de duas doses. Veja os detalhes:

 
Este ano, o Brasil já teve 234 casos confirmados de febre amarela e 79 mortes pela doença, de acordo com boletim divulgado na última segunda-feira, 13 de fevereiro, pelo Ministério da Saúde. Deste total de óbitos, 69 ocorreram em Minas Gerais, estado mais afetado desde o início do surto.
 
O vírus da febre amarela que causa o atual surto no Brasil circula nas áreas ruais, silvestres e de mata, transmitido pelos mosquidos Haemagogus e Sabethes.


Confira os sintomas da Febre Amarela:

Fonte: Portal G1