Carnaval: Curta o feriado prolongado com saúde e segurança!

Fevereiro é o mês do Carnaval, considerada por muitos a época mais animada do ano, com muitas festas, bandas de rua e agitação, que faz todo mundo pular, dançar e se divertir à beça!

Entretanto, é o período com maior incidência de transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e de acidentes fatais. É preciso tomar alguns cuidados com a saúde e a segurança para não deixar que os momentos de alegria se transformem em lembranças desagradáveis.

E para você aproveitar bem o feriado prolongado, o Blog Conexão Saúde reuniu algumas dicas importantes dadas por médicos especialistas do Hospital Samel, que vão garantir o seu bem-estar e preservar a sua saúde. Confira!


Samba no pé
Sambar, mesmo sem saber, é bom demais! A descontração toma conta do ambiente e a adrenalina de quem samba vai a mil. Porém, algumas horas de folia podem resultar em pernas cansadas e pés esmigalhados. “Durante a folia é recomendável procurar um espaço para descansar sempre que sentir a perna cansada. Apoiá-las em uma parede, entre 20 a 30 minutos, estendendo-a para cima é um ótimo remédio”, ressalta o médico assistente da Samel, Dr. Eun Chul Park.
Além disso, o Dr. Park observa que é importante usar calçados confortáveis para não causar calos ou feridas nos pés, e não ficar muito tempo parado em pé ou sentado, para manter a boa circulação do sangue.
Hidratação 
A dica já está ‘batida’, mais reforçar nunca é demais: durante os dias de folia beba muito líquido, como água mineral, água de coco, sucos de frutas e bebidas isotônicas, e fique atento à procedência dos produtos que você vai consumir. “Se for beber bebidas alcoólicas, é preciso intercalar com água, sucos ou refrigerantes, para dar uma balanceada na glicose e não ficar sentir mal-estar.
Pegue leve na maquiagem
No Carnaval, a maquiagem deve ser usada moderadamente, pois, em alguns casos, pode causar irritação na pele, alergias, infecções nas pálpebras, lesões nas córneas, dermatite de contato e descamação da pele, entre outros problemas.

Álcool com moderação
As bebidas alcoólicas são responsáveis por grande parte das internações em proto-atendimentos de hospitais, causando grandes danos em pessoas que não estão acostumadas a beber e que exageram na dose. “Por isso, beba com moderação e não consuma bebidas alcoólicas de estômago vazio”, ressalta o Dr. Park.
Proteja-se do sol
Para prevenir as queimaduras do sol durante a folia, opte por usar roupas leves e o uso de chapéus. “Além disso, não esqueça do protetor solar, que deve ser reaplicado a cada duas horas”, informa o Dr. Calisson Zamith, dermatologista.
Sexo, só com camisinha
“Apesar de muitos alertas nas mídias, muitas pessoas, em meio a empolgação acabam não dando importância para o uso do preservativo, e isso pode causar problemas sérios de saúde como as ISTs ou uma gravidez indesejada, Portanto, em toda e qualquer relação sexual, seja ela oral, anal ou vaginal, use camisinha”, informa o Dr. Noaldo Lucena, médico infectologista da Samel.