Aprenda Como Calcular o Lucro de Uma Empresa de Maneira Simplificada

Aprenda Como Calcular o Lucro de Uma Empresa de Maneira Simplificada

Se você é dono de sua própria empresa, provavelmente o objetivo central de seu empreendimento é gerar lucro, não é mesmo? Existem vários índices diferentes de lucratividade e é essencial conhecer bem cada um deles para ser capaz de realizar a conta. Neste artigo nós vamos ensinar como calcular o lucro de uma empresa, mas não qualquer lucro, e sim o líquido.
O lucro líquido é aquele mais simples e básico de todos. Em poucas palavras, é a diferença entre todas as receitas e todos os gastos de sua empresa. Pode parecer simples, mas esse é o maior indicador da saúde de sua empresa. Porém, é preciso prestar atenção para não errar nos cálculos, pois isso pode levar a um prejuízo considerável.

Como calcular o lucro de uma empresa — lucro líquido

Reúna e some todas as suas receitas, ou seja, tudo aquilo que entrou ao longo do período que deseja analisar. Desse valor, subtraia:

  • empréstimos;
  • juros;
  • taxas de pagamento (ex.: cartão crédito);
  • custos tributários;
  • custos de fornecedores;
  • custos de mercadorias;
  • investimentos (marketing, infraestrutura, consultorias, etc.);
  • despesas administrativas;
  • despesas colaboradores;
  • outras despesas fixas.

O resultado deste cálculo (subtração de todos itens acima do total da receita) é o lucro líquido de sua empresa. Ao analisá-lo sozinho pode-se perceber se existe um prejuízo acontecendo ou na iminência de acontecer em curto ou médio prazo. Porém, é só isso. Para compreender verdadeiramente o estado de sua empresa é preciso calcular a margem de lucro líquido.

Calculando a margem de lucro de uma empresa 

O cálculo da margem de lucro líquido também não é muito difícil de ser feito. A partir dele você saberá qual o lucro líquido (em reais) para cada 100 reais recebidos pela empresa.
Para fazer o cálculo do lucro líquido é utilizada a seguinte fórmula:
Margem de lucro líquido = (lucro líquido x receita mensal) x 100
A resposta é dada em formato de porcentagem. Então, se o resultado se sua empresa para esse cálculo foi de 50%, significa que a cada 100 reais recebidos por seu negócio, você absorve um lucro líquido de 50 reais.
Tendo acesso a esse tipo de dado torna muito mais fácil e assertivo investir em seu próprio negócio, contratando melhorias estruturais e também para seus colaboradores.
Gostou de saber como calcular o lucro de uma empresa? Para mais dicas sobre gestão e empreendedorismo continue acompanhando o blog da Samel!