Aprenda a Calcular Quanto Custa um Funcionário de Sua Empresa

Aprenda a Calcular Quanto Custa um Funcionário de Sua Empresa

Saber quanto custa um funcionário de sua empresa é essencial para seu negócio. Empregar alguém não é nada barato, então é preciso se planejar bastante e fazer os cálculos corretos para não haver prejuízo para a empresa ou para os colaboradores. É apenas a partir desse tipo de planejamento que você será capaz de prever seus gastos e garantir que seu negócio consegue se sustentar.
Não basta considerar apenas o salário bruto que você pretende pagar. Um funcionário envolve uma série de outros gastos e é exatamente isso que nós vamos explicar para você no artigo de hoje.

Quanto custa um funcionário?

Vamos começar com os custos base, ou seja, aqueles que são intrínsecos a qualquer funcionário contratado levando em consideração o regime CLT, independe do tipo de empresa. São eles:

  • salário bruto;
  • 13º salário;
  • FGTS;
  • INSS.

O vale-transporte também é uma obrigação do empregador, mas funciona de maneira diferente. No caso do VT, o empregado tem 6% de seu salário descontado na folha de pagamento para ajudar o dono da empresa a custear esse benefício, teoricamente dividindo o valor da passagem com ele.
O vale-refeição ou auxílio-alimentação não são obrigatórios, diferentemente do vale-transporte. Apesar disso, é positivo oferecer esse benefício aos seus funcionários, principalmente se não houver copa ou cozinha no local de trabalho. Apesar de ser facultativo, o VR também faz parte do cálculo de quanto custa um funcionário.

Custos adicionais 

Para saber quanto custa um funcionário é preciso ter em mente que também existem algumas despesas que são referentes a direitos do trabalhador, mas podem não ser aplicáveis ou podem não acontecer, como por exemplo, a licença-maternidade, a licença-paternidade e o afastamento por acidente de trabalho. De qualquer forma a empresa precisa estar preparada para arcar com esses acontecimentos quando pensa em quanto custa um funcionário.
Oferecer um plano de saúde para seu funcionário também é uma decisão sua. Você pode deixar esse benefício de lado, mas saiba que o convênio é muito importante para agregar valor à sua oferta de trabalho e fidelizar talentos.
Em relação ao valor dos encargos, o custo total de um funcionário depende também do tipo da sua empresa, isso quer dizer, em qual regime tributário e classificação ela está. Se está enquadrada no Simples Nacional, o custo é menor. Para lucro real ou lucro presumido existe um pequeno encarecimento, pois as alíquotas são diferentes, apesar na base de cálculo ser semelhante.
Para mais dicas sobre como gerir a sua empresa da melhor forma continue acompanhando o blog da Samel!

Um comentário em “Aprenda a Calcular Quanto Custa um Funcionário de Sua Empresa