6 Hábitos Que Podem Acelerar Seu Metabolismo

6 Hábitos Que Podem Acelerar Seu Metabolismo

Você tem um metabolismo lento e sofre com isso? Saiba que existem alguns hábitos que ajudam a mudar este quadro sempre pensando, é claro, em sua saúde!

Por que acelerar o metabolismo?

É importante lembrar que o metabolismo é um conjunto de reações em nosso organismo que ajudam na manutenção e funcionamento de todo o corpo. Sendo assim, devemos respeitar essa velocidade natural.

Porém, sabe-se que o metabolismo lento acaba sendo prejudicial à saúde em alguns aspectos. Contudo, acelerá-lo demais também pode prejudicar o equilíbrio do corpo.

Caso você esteja sentindo sinais de cansaço, desânimo, pele seca, perda de cabelo, inchaço, facilidade para ganhar peso e dificuldade para perder, pode ser que seu metabolismo esteja lento.

Nesse caso, é importante passar com um médico especialista para verificar as causas hipotireoidismo, intolerâncias alimentares, diabetes, desequilíbrio hormonal, etc. Feito isso, você deve mudar seus hábitos para ajudar a acelerar a taxa metabólica e reverter este quadro.

Agora veja como acelerar seu metabolismo sem prejudicar sua saúde!

Note alguns hábitos que ajudam nesse aceleramento e os coloque em prática:

  1. faça exercícios físicos, como musculação e aeróbicos. Eles ajudam a queimar calorias, aumentando a taxa metabólica basal ou seja, mesmo depois do exercício, quando você estiver em repouso, seu corpo continuará em uma velocidade de queima contínua;
  2. evite consumir muito açúcar, pois ele se transforma em gordura e deixa o funcionamento do corpo mais lento, além de fermentar no estômago;
  3. cuidado ao aquecer muito os óleos usados no preparo dos alimentos não só o óleo vegetal, mas também os saudáveis, como de abacate ou coco. Ao deixá-los em temperaturas muito altas, eles podem oxidar e diminuir a velocidade do metabolismo;
  4. evite comer alimentos industrializados, isso porque as células do nosso corpo não reconhecem os conservantes e, com isso, eles inflama o organismo;
  5. respeite suas horas de sono (que podem variar de seis a oito horas). Ao dormir, há uma diminuição da produção de cortisona, o que ajuda a diminuir o estresse e, consequentemente, a taxa metabólica;
  6. invista em uma alimentação rica em fibras, como as verduras. Coma antes da ingestão dos carboidratos para ajudar na absorção.

Gostou das dicas? Lembre-se de que tudo na vida é equilíbrio. Portanto, ter um metabolismo acelerado demais também não será benéfico para sua saúde você pode sofrer com fraqueza muscular, perda de peso desenfreada, anemia, insônia e aumento da frequência cardíaca, por exemplo.

Consulte um médico para que ele possa te orientar da melhor forma! Veja mais artigos sobre saúde e bem-estar no blog da Samel.