5 Práticas que Melhoram seu Sistema Imunológico e Você Não Sabia

Práticas que melhoram seu sistema imunológico e você não sabia

O sistema imunológico é o que faz com que o nosso corpo — células, tecidos e órgãos — possa atuar na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos, ou seja, as doenças.

O que muitos não sabem é que existem maneiras de deixar esse sistema ainda mais forte. Selecionamos algumas boas práticas para te ajudar. Veja:

1. Beba água!

Beber muita água é uma das melhores práticas para quem quer melhorar a função do sistema imunológico. Apesar de parte da ingestão de líquidos vir dos alimentos, é essencial que a hidratação seja realizada durante todo o dia. Isso leva as toxinas das células para os rins e regula a temperatura do corpo.

2. Pratique exercícios regularmente

De acordo com um artigo da Revista de Saúde Pública da USP, o sedentarismo é a principal causa de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis no mundo. Portanto, se você quer levar uma vida longa e saudável, fazer esportes e ser ativo é primordial.

3. Cuide da higiene pessoal

Nós vivemos expostos a vírus e bactérias durante toda a vida. Por isso, cuidar da higiene pessoal — lavar as mãos, tomar banho, usar roupas limpas — também é uma maneira de impulsionar o funcionamento de seu sistema imunológico.

4. Tome vacinas para o sistema imunológico

Muitas pessoas tomam suas vacinas na infância, mas deixam de lado quando chegam na idade adulta. É importante que tenhamos uma carteirinha de vacinação atualizada para evitar doenças como Hepatite B, varicela, entre outros.

5. Durma bem

A privação de sono pode impactar diretamente no funcionamento de seu sistema imunológico, sabia? Quem não dorme as oito horas indicadas pelos profissionais pode ter a quantidade e a função de células responsáveis pela imunidades diminuídas.

Porém, não para por aí. Como consequência desse tipo de hábito, as chances de contrair doenças infecciosas aumenta bastante.
Portanto, a conclusão é que, se você deseja levar uma vida longa e saudável, apostar nas boas práticas de melhora do sistema imunológico é o melhor a se fazer.

Para mais dicas para cuidar de sua família continue acompanhando o blog da Samel!