5 dicas para cuidar do cérebro prevenindo o Alzheimer na terceira idade

O Alzheimer provoca a degeneração de funções vitais como linguagem e memória.

A doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativae progressiva que se apresenta como demência, fazendo com que o paciente perca as funções cognitivas, como memória, linguagem, desorientação motora e de atenção que são causadas pela morte de células cerebrais. A doença não tem cura, mas os medicamentos ajudam a controlar os sintomas preservando o que restou da função cerebral.

Apesar de ser mais comum na terceira idade, o Alzheimer tem um longo processo de evolução. Por isso, a Samel traz cinco dicas sobre como cuidar do cérebro para prevenir a doença ou evitar o seu avanço.

1) Praticar exercícios físicos

Não é novidade para ninguém que a prática de exercícios físicos faz bem para a saúde no geral. Ele ajuda a prevenir o Alzheimer liberando o hormônio irisina que é responsável por reduzir o déficit de memória. Fazer natação, dança, corrida, musculação e jogar futebol são algumas das atividades indicadas.

2) Estimular a mente

Manter o cérebro sempre ativo com atividades que estimulem o pensamento e a memória também é um passo muito importante. Entre as opções estão aprender um novo idioma ou tocar um instrumento musical, ler com frequência e fazer uso de jogos de estratégias como xadrez e palavras-cruzadas.

3) Controlar os problemas psicológicos

Estresse, ansiedade e depressão afetam diretamente o cérebro, pois produzem hormônios maléficos para essa área tão importante do corpo humano. As pessoas que possuem essas doenças correm um risco maior de desenvolverem Alzheimer. Sendo assim, manter as consultas com o terapeuta e prosseguir com um tratamento adequado ajuda a reduzir o desenvolvimento de problemas cognitivos.

4) Dormir bem

Além de ser necessário para a recuperação do organismo no dia a dia, ter uma boa noite de sono é fundamental para o cérebro na prevenção do Alzheimer. Por isso,é recomendado dormir pelo menos oito horas por noite, sem interrupções. Uma boa dica para ajudar a relaxar antes de dormir se desconectar da internet antes de ir para a cama.

5) Manter uma alimentação balanceada

Incluir azeite, peixes, grãos, legumes e verduras ajuda a introduzir o Ômega 3 no organismo, gordura que é amiga da memória. Além disso, evitar o uso do álcool e cigarro é necessário para um cérebro mais saudável.

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