5º Passeio Ciclístico Pedalação – Pedalada Verde reúne centenas de ciclistas em prol da conscientização do meio ambiente

Evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente reuniu mais de 300 ciclistas que participaram de um mix de atividades físicas, cidadania e saúde


Ciclistas dos mais diversos estilos e grupos de pedalada de Manaus compareceram à quinta edição do Passeio Ciclístico Pedalação, promovido pelo Grupo Samel e realizado na manhã do último domingo, 04 de junho.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 05 de junho, o Pedalação trouxe o tema “Pedalada Verde”, e teve o objetivo de chamar a atenção para a questão da preservação ambiental. “A iniciativa visa mobilizar e informar sobre o tema ‘meio ambiente’, e a ideia é de que haja o engajamento da sociedade quanto a importância da preservação ambiental. Além disso, a Samel tem o compromisso em promover a saúde e elevar a qualidade de vida da população”, ressaltou o diretor-presidente da Samel, Sr. Luís Alberto Nicolau.

A pedalada teve concentração e o credenciamento dos ciclistas no Parque Ponte dos Bilhares, zona centro sul da capital amazonense, e foi marcada por um mix de atividades físicas, cidadania e saúde, com a doação de alimentos não perecíveis, destinados à Casa do Idoso São Vicente de Paulo, e o oferecimento de serviços de atendimento preventivo, como aferição da pressão arterial, IMC e teste de glicemia.

Percurso 20 km

 Em um trajeto de 20 km, centenas de ciclistas, entre profissionais e principiantes, participaram do evento percorrendo as principais vias das zonas centro-sul e central de Manaus, como as Avenidas Djalma Batista, Manaus Moderna, Joaquim Nabuco e Constantino Nery.

O ciclista Erick Correia participou do Pedalação pela terceira vez e aprovou a ideia de promover o cuidado com o meio ambiente e a natureza. “É muito interessante trazer o tema ‘Pedalada Verde’ para um evento esportivo como este porque desperta a importância da preservação ambiental para a nossa própria sobrevivência”.

A estudante Carla Araújo Matos prestigiou o evento pela segunda vez consecutiva. “Acho muito bacana somar o ato de pedalar, que é uma atividade física que traz inúmeros benefícios à saúde, com a responsabilidade ambiental, e a Samel mostra que é possível sim promover a conscientização quanto à importância do meio ambiente e a prática de atividades físicas”.

Plantio de Mudas

 Um dos momentos mais esperados do 5º Passeio Ciclístico Pedalação – Pedalada Verde foi o plantio de mudas. Ao todo, 200 mudas foram plantadas pelos ciclistas nas dependências do Parque dos Bilhares.

O servidor público e mestre em meio ambiente Itamar Souto, integrante dos grupos de pedalada “Bike Love” e “Divas”, participou do plantio. “É de suma importância que as empresas realizem ações de conscientização como esta, principalmente quando se trata de meio ambiente, porque a cada ano a temperatura fica mais alta e a nossa qualidade de vida vai diminuindo. Então, é dever de todos nós proteger o meio ambiente, porque são através dessas ações que vamos beneficiar o nosso bem-estar e o futuro das novas gerações”, ressaltou.

Sorteio de Prêmios

 Ao final do passeio ciclístico foi realizado um sorteio de vários prêmios, entre bolsas para a realização de atividades físicas em academia, kits de ciclismo e bicicletas, ofertados pelos apoiadores do evento. Os ciclistas Josimar Soares de Oliveira e Marley Rocha foram os grandes ganhadores das bicicletas, prêmios mais desejados pelos participantes.

Apoiadores

 O 5º Passeio Ciclístico Samel Pedalação – Pedalada Verde teve o apoio de vários parceiros. Entre eles, estão a TV Amazonas, Duarte Comunicação & Card, Armazém Paraíba, Ofice Bike, Oggi, Sportix Bicycles, Gráfica Amazonas, Vulcano, Jornal Amazonas Em Tempo, Magistral, Orbity Comunicação Visual e Academia Studio B Fit.