Com o objetivo de identificar modelos viáveis e inovadores de atenção ao parto e nascimento que incentivem e valorizem o parto normal, a Maternidade dos Hospitais Samel criou e desenvolveu o projeto Parto Desejado.
O Parto Desejado integra a iniciativa Parto Adequado, desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), idealizada para valorizar ainda mais o parto normal e, consequentemente, reduzir o número de cesáreas concretizadas sem indicação médica na saúde suplementar, diminuindo exposições desnecessárias à mãe e ao bebê.
O projeto visa oferecer às mães e aos bebês o cuidado ideal e no momento certo, ao longo da gestação, durante o trabalho de parto e no período pós-parto, considerando a estrutura da maternidade e o preparo da equipe multidisciplinar, as condições socioculturais e efetivas da gestante e da família, e a medicina baseada em evidências.
Dessa forma, a Samel apoia as melhores práticas obstétricas e um parto normal de forma adequada, onde as cesarianas são realizadas quando solicitadas pela gestante e/ou por indicação obstétrica, quando há risco materno ou fetal. As boas práticas e a relação saudável entre médico e gestante geram resultados muito positivos.
Uma pesquisa recente intitulada Avanços na assistência ao parto no Brasil publicada no caderno Saúde Pública, da revista científica Reports in Public Heath, em 2019, apresentam resultados preliminares de dois estudos avaliativos que mostram que o parto adequado, praticado em vários hospitais do Brasil, entre eles, na Maternidade Samel, trouxe muitos benefícios para as gestantes e seus bebês.
Entre as maternidades privadas, a do Plano de Saúde Samel foi pioneira no Amazonas a incluir a fisioterapia pélvica no serviço para assistência ao parto, sendo este mais um diferencial da instituição, e a analgesia não medicamentosa ocasionou grandes melhorias na região Norte.
O parto normal ou vaginal é a forma fisiológica de dar à luz a uma nova vida. A cesariana é uma via abdominal para o nascimento, que pode ser necessária em casos devidamente indicados por um obstetra ou a pedido da gestante, garantindo o bem-estar da mãe e do recém-nascido.
O parto natural traz grandes benefícios à saúde da mãe e do recém-nascido, promovendo mais qualidade de vida para ambos, tais como:
O projeto Parto Desejado oferece palestras gratuitas orientativas às mães e pais sobre diversos temas que envolvem o período de gestação até o momento do parto ministradas por membros da equipe multiprofissional da Samel.
Em Manaus, apenas dois hospitais fazem parte do projeto Parto Adequado, e a Samel integra este seleto grupo.
A equipe multidisciplinar do Projeto Parto Desejado é formada por médicos obstetras, enfermeiras obstetriz, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e técnicos em enfermagem altamente capacitados para prestar um atendimento efetivo e humanizado às mães e aos bebês.