Projeto Parto Adequado – Maternidade Samel

A Maternidade dos Hospitais dos Planos de Saúde Samel integra o projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde.
ANSO projeto objetiva identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzem o percentual de cesarianas sem indicação clínica. A iniciativa visa, ainda, oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e efetivas da gestante e da família.
A Maternidade Samel apoia as melhores práticas obstetrícias, o parto normal adequado e as cesarianas bem indicadas, e entende que as boas práticas e a boa relação entre médico e gestante geram os melhores resultados.ANS

Ações

Como parte do Projeto Parto Adequado, a Maternidade Samel promove mensalmente a iniciativa “Gerando Uma Nova Vida”, que implica no oferecimento de palestras gratuitas orientativas às mães e pais com diversos temas do período de gestação até o momento do parto ministradas por membros da equipe multiprofissional da Samel, entre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Em Manaus, apenas dois hospitais fazem parte do projeto Parto Adequado, e a Samel integra este seleto grupo.