Hospital Samel mantém selo de certificação da ISO 14.001 e reforça o compromisso de preservação ambiental

Fonte: Agência Samel


Cumprindo o compromisso de preservar o meio ambiente através de uma política ambiental consciente, o Hospital Samel mantém o selo de certificação após auditoria de manutenção da ISO 14.001, uma das mais importantes e de maior reconhecimento na área de gestão ambiental.

A permanência da certificação é resultado de uma minuciosa auditoria realizada pela organização norueguesa Det Norske Veritas (DNV), reconhecida em âmbito internacional por emitir certificados de conformidade em sistemas de gestão e outras normas utilizadas mundialmente.

Durante a vistoria, a equipe de auditores da DNV avaliou o cumprimento dos parâmetros estabelecidos no Sistema de Gestão Ambiental, que enumera as responsabilidades necessárias para a manutenção de uma política ambiental responsável, a economia de recursos naturais, o manuseio correto e destinação final de resíduos, além da conscientização dos colaboradores e outras formas que visam preservar o meio ambiente.

Gestão dos resíduos em conformidade com a legislação

O Hospital Samel gerencia os seus processos garantindo a correta destinação final dos resíduos do serviço de saúde, classificados em resíduos comuns e resíduos infectantes. Quanto ao material infectante, ele é recolhido nas áreas assistenciais do Hospital e descartado em recipientes próprios, onde são levados para incineração. Quanto ao material comum, ele é separado entre recicláveis e não recicláveis.

Com relação ao uso de recursos naturais, a instituição adotou medidas de economia de água e energia elétrica, além de reestruturar a sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que passou a possuir um sistema de microbolhas.

Além disso, a Samel promove continuamente campanhas de conscientização para o não desperdício, buscando o envolvimento dos colaboradores para que atuem de maneira ambientalmente e socialmente correta, através do programa DNA – Desenvolvendo Novas Atitudes.

Sobre a ISO 14.001

A ISO 14.001 é um conjunto de normas reconhecidas internacionalmente, que estabelecem requisitos na área ambiental. Para obtenção e manutenção do certificado ISO 14.001, a instituição deve se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora credenciada.