Hospital Samel promove ação de conscientização sobre os cuidados com a saúde durante o Carnaval

O Carnaval está chegando e visando sensibilizar pacientes e visitantes sobre os cuidados que se devem ter com a saúde durante a grade festa, o Hospital Samel promoveu, entre 20 e 24 de fevereiro, uma ação de conscientização da população em aproveitar o período com alegria, mas, sem esquecer dos cuidados essenciais em prol da vida.

A iniciativa consistiu na distribuição de kits com preservativos e folhetos contendo dicas de saúde, prevenção e segurança no Carnaval. “Nosso principal objetivo é levar às pessoas a consciência de prevenir futuras más consequências, prevenindo as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), através do uso de preservativos, e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, que podem acarretar graves acidentes, além dos cuidados com a hidratação do corpo e alimentação adequada durante a folia”, disse o diretor-presidente da Samel, Sr. Luís Alberto Nicolau.

Confira algumas dicas para aproveitar o Carnaval com saúde:

Proteja-se. Use camisinha!

Não importa a balada, nem onde e nem com quem. O importante é sempre usar a camisinha. Além de evitar a gravidez indesejada, o seu uso evita o contágio de doenças graves, como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS.

Hidrate-se

Durante a folia, a temperatura aumenta e a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro. Portanto, hidrate-se a todo momento!

Alimentação

Muitos foliões caem na curtição e acabam se alimentando mal e em horários irregulares, o que pode provocar mal-estar, fraqueza e desnutrição. Faça o possível para se alimentar em horários regulares e dê preferência a alimentos leves e ricos em vitaminas e proteínas.

Bebidas Alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Os riscos da ingestão elevada vão desde problemas como moleza, sonolência, perda de reflexos, desidratação, náuseas, vômitos e até o coma, entre outros.

Se beber, não dirija!

O índice de acidentes devido à embriaguez aumenta consideravelmente durante o Carnaval. Muitos foliões abusam na hora da festa e depois voltam para casa dirigindo, pondo em risco sua integridade física e a vida de outras pessoas.

Portanto, não dirija alcoolizado. Se beber, opte por uma carona com os amigos que não tenham ingerido bebidas alcoólicas ou pegue um táxi.